Modernização do Terminal de Passageiros de Maceió (AL) irá ampliar o turismo marítimo no Nordeste
O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) de Maceió, em Alagoas, está no segundo bloco da carteira de leilões selecionada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para 2025. Com investimentos estimados em mais de R$ 1,22 bilhão, essa fase contempla, além do porto da capital alagoana, os portos do Rio de Janeiro e de Paranaguá.

O Porto de Maceió é um dos principais pontos de recepção de cruzeiros do Nordeste e, com o leilão previsto para 22 de outubro, iniciará uma nova fase de modernização e expansão, com investimentos estimados em R$ 3,75 milhões ao longo de um contrato de 25 anos. A iniciativa tem como objetivo transformar o terminal em um polo estratégico do turismo marítimo nacional fortalecendo a economia local e melhorando a experiência dos passageiros.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a modernização do TMP Maceió faz parte de uma estratégia nacional para revitalizar os terminais de passageiros e integrar o turismo marítimo à economia local. “A iniciativa vai impulsionar a geração de empregos diretos e indiretos, movimentar os setores de hotelaria e comércio e consolidar Maceió como referência em infraestrutura portuária”, afirmou

Localizado em uma das capitais mais turísticas do país, o Porto de Maceió movimenta mais de 100 mil passageiros por temporada. Com as obras e melhorias previstas, a expectativa é de ampliação gradual da capacidade de atendimento, hoje limitada a 612 passageiros por dia, além da atração de novas rotas e companhias marítimas.

Com uma área total de 5.678,23 metros quadrados, o projeto de modernização do TMP Maceió contempla diversas melhorias estruturais e operacionais. Está prevista a construção de um novo estacionamento com 112 vagas, pavimentação e sistema de drenagem em uma área de 3.050 metros quadrados. A concessionária deverá também adquirir novos mobiliários e equipamentos de apoio, incluindo cadeiras, mesas, sofás e sistemas de controle de passageiros e bagagens. Serão ainda implantados novos equipamentos de segurança e combate a incêndio, que integrarão o conjunto de bens reversíveis ao poder público ao término da concessão, garantindo padrões de qualidade e conforto compatíveis com os principais destinos de cruzeiros internacionais.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Natal registra maior movimentação de novembro em três anos e impulsiona crescimento

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Read more
Agência Porto
| 10 dez, 2025

Porto de Santos está entre organizações mais eficientes do país, segundo publicação nacional

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.