Motoristas que acessam o Porto de Paranaguá passam a ter cadastro biométrico
Um procedimento, que dura em média 20 segundos, precisa ser feito por todos os motoristas que acessam o cais do Porto de Paranaguá. Trata-se do cadastramento biométrico, que está sendo executado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A medida visa acompanhar a modernização e a necessidade de aperfeiçoamento dos procedimentos de segurança.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, reforçou a importância da medida. “Esse trabalho faz parte de uma série de mudanças que estamos implementando, com os objetivos de modernizar o Porto e gerar mais segurança, conforme instruções nacionais e internacionais. O acesso ao cais já é totalmente automatizado, o que possibilita mais agilidade ao trabalho”, comentou.

Para que os novos cadastros sejam realizados e o acesso ao cais não seja bloqueado, os motoristas precisam se dirigir ao Palácio Dom Pedro II, de segunda a sábado, das 7h às 19h. De acordo com informações do setor responsável, mais de 5 mil motoristas que acessam a área para importação e exportação devem ser recadastrados, passando a entrar na área com o reconhecimento das digitais.

Ainda segundo o diretor-presidente, toda a equipe foi preparada para que o processo de recadastramento seja feito de forma rápida e eficiente. “A maior parte das pessoas que precisam acessar a área de importação e exportação é de caminhoneiros. Nos preparamos para que essa exigência não comprometa suas atividades e o processo seja feito de forma rápida. O resultado disso é de extrema importância, porque, além de acelerar o acesso ao cais, garantirá mais segurança a todos”, explicou Dividino.

SERVIÇO APROVADO – O caminhoneiro Márcio César C. dos Santos já está com o novo cadastro feito e disse que o procedimento foi mais ágil do que imaginava. "O processo foi bem tranquilo e rápido. É uma medida que vai trazer mais agilidade. Agora, para entrar [no cais], não vamos precisar mais depender dos outros, basta passar a digital e, se estiver registrada, entrar", enfatizou. Ele lembrou ainda que a biometria contribui para que o local seja ainda mais seguro. "Mais segurança para o Porto e para a gente”, completou Márcio.

O motorista Rodrigo Ferreira Costa também aprovou o serviço. Ele disse que o procedimento está sendo feito com muita eficiência pela equipe da Appa. "O atendimento foi super rápido, foi ótimo. E com certeza isso melhora a segurança, porque esse sistema vai impedir que uma pessoa que não tenha cadastro entre aqui”, comentou.

MAIS AGILIDADE E SEGURANÇA – Atualmente, veículos e pessoas que acessam o cais já precisam passar por credenciamento antecipado. O controle e a autorização para o acesso dos trabalhadores ocorrem por meio de crachá. Já os veículos são controlados por um sistema de reconhecimento das placas, cancelas por radiofrequência e circuito fechado de TV. Com a mudança, o acesso será exclusivamente biométrico, ou seja, com o reconhecimento das digitais.

Fonte: Appa, 24/5/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.