MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NO PORTO DO PECÉM CRESCE 13% EM 2018
Principal aposta do Estado no projeto de hub portuário, o Porto do Pecém continua contabilizando bons indicadores de movimentação. Em setembro, o terminal apresentou um incremento de 4% nos embarques de mercadorias e de 7% nos desembarques, na comparação com igual mês do ano passado, registrando a segunda maior movimentação do ano, atrás apenas do montante observado em março.

Já no acumulado entre janeiro a setembro, o porto movimentou 13,1 milhões de toneladas, 13% a mais do que no mesmo período de 2017.

No desembarque de cargas, o crescimento também foi de 13 %, passando de 8,8 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2017, para 10,0 milhões de toneladas neste ano. E o embarque de cargas apresentou o aumento de 12%, com a movimentação de 3,1 milhões de toneladas. Entre as principais cargas movimentadas no Porto do Pecém, se destacam os “granéis sólidos”, que representam 62% das movimentações, “carga geral solta” (20%), “carga conteinerizada” (16%) e os “granéis líquidos” (2%).


Segundo afirma Danilo Serpa, presidente da Cipp/SA (novo nome da Cearáportos, empresa que controla as operações do terminal), a expectativa é de que o porto ultrapasse a marca de 2017.


“No ritmo em que estamos, a expectativa é superar a marca do ano passado. Temos investido em equipamentos, infraestrutura e para atrair cada vez mais cargas para o Pecém”, afirma Serpa.

Placas de aço e eólicas

As placas de aço, produzidas pela Companhia Siderúrgica do Ceará (CSP), instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), são uma das cargas de maior movimentação pelo Pecém. O peso comercial delas, inclusive, vem tornando a exportação pelo Porto cada vez mais relevante ante às importações.

O total de placas movimentadas este ano – contabilizadas de 1º de janeiro até 10 de outubro – chegou a 2.274.236,02 toneladas. Entre os principais destinos da mercadoria estão: Estados unidos (36,49%), Turquia (17,22%), Coréia do Sul (7,02%), Brasil (5,94%), e Polônia (5,59%). Já as pás eólicas, cuja exportação também experimenta um incremento juntamente com os aerogeradores produzidos no Ceará, teve a movimentação pelo Pecém 97% maior. O número de peças saiu de 247 nos sete primeiros meses de 2017 e passou para 474 em igual período deste ano.

Fonte: Diário do Nordeste, 17/10/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.