Movimentação de contêineres cresce pelo terceiro mês consecutivo no Porto de Santos
A movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu pelo terceiro mês consecutivo neste ano, atingindo, em março, 460 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2024. Esse resultado consolida-se como a maior marca já registrado em um mês de março. Esse desempenho positivo contribuiu para que o acumulado dos três primeiros meses do ano atingisse 1,3 milhão de TEU, também um novo recorde para o período, com avanço de 6,9%.

A soja voltou a se destacar dentre as commodities agrícolas, com 6,1 milhões de toneladas movimentadas, crescimento de 14,7%, assim como a celulose, que atingiu 730 mil toneladas (+18,9%). O farelo de soja cresceu 9,5%, com 898,8 mil toneladas e o milho apresentou alta de 36,7%, com 1,7 mil toneladas. No setor de combustíveis, a gasolina registrou novamente um crescimento expressivo de 235,6% (em fevereiro foram +70,8%), totalizando 106,8 mil toneladas.

“Estes números crescentes mostram que temos que ser ousados nos investimentos em infraestrutura para preparar o futuro do Porto de Santos. Para tanto, o Governo Federal faz o inédito aporte de R$ 12,5 bilhões para melhorar os acessos, tanto por terra como por mar, incluindo as perimetrais, o aprofundamento do canal, o túnel Santos-Guarujá, entre outras obras essenciais, e o projeto de expansão da Poligonal”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

O total de cargas movimentadas pelo Porto de Santos em março chegou a 16,1 milhões de toneladas, um avanço de 0,1% na comparação com o mesmo período de 2024. As exportações somaram 12,5 milhões de toneladas (+0,8%), enquanto as importações registraram 3,6 milhões de toneladas (-2,1%). O fluxo de navios foi de 521 atracações, crescimento de 7% em relação a março de 2024.

Os granéis sólidos somaram 8,9 milhões de toneladas, alta de 5,1% influenciada pelos embarques de soja em grãos e de farelo de soja. O açúcar, apesar de apresentar queda de 40,2%, se destaca como a segunda carga de maior tonelagem embarcada (1,1 milhão de toneladas – a granel + em sacos + em contêineres). Os granéis líquidos, por sua vez, registraram 1,6 milhão de toneladas, queda de 6,1% impactada pela redução nos embarques de sucos cítricos (-44,6%). Nesse segmento, cabe destacar os embarques de gasolina e de óleo diesel e gasóleo (+50,1%). O segmento de carga geral solta movimentou 899 mil toneladas, crescimento de 12,2%, com destaque para a celulose, registrando as maiores marcas para o mês de março e para o acumulado nos três primeiros meses do ano (+24,8%). O café em grãos apresentou crescimento de 9,1%, com 218,8 mil toneladas.

Comércio exterior

O Porto de Santos mantém sua relevância no comércio exterior brasileiro, respondendo em março por 29,4% da corrente comercial do país. A China segue como o principal parceiro comercial, representando 28,4% das transações realizadas no Porto de Santos. O Estado de São Paulo liderou as operações via Santos, com participação de 51,2% no mês.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.