Movimentação ferroviária de contêineres deve crescer 20% ao ano
O transporte ferroviário de cargas por contêineres deve crescer de 10% a 20% ao ano. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, apesar de o transporte ferroviário ser tradicionalmente forte nas commodities, principalmente com grãos e minério de ferro, e do transporte de cargas gerais ser de apenas 3% historicamente, há uma visão das concessionárias e do mercado que esse número cresça nos próximos. “Para isso, é necessário que se tenha mais trens dedicados ao transporte de cargas via contêiner, com corredores para exportações e importações”, afirma.

O presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal (CBC), Silvio Campos, estima um desenvolvimento ainda maior para o segmento. “Temos uma projeção de crescimento de aproximadamente 20% ao ano no transporte de cargas por contêineres. Um dos modais que mais se beneficiará dessa evolução será o ferroviário”, diz.

A MRS, uma das maiores companhias do setor no país, comprova esse avanço. Nos últimos três anos, a cempresa vem registrando aumento acima de 30% ao ano na movimentação de contêineres. “Em 2015, por exemplo, transportamos 67,7 mil TEUs, volume 31,4% superior ao de 2014”, destaca o gerente geral de negócios dedicados a cargas gerais da companhia, Guilherme Alvisi.

O presidente da Abifer ressalta que essa evolução, se comparada desde a época em que o transporte ferroviário deixou de ser estatal, em 1997, até os dias atuais, mostra-se muito superior. “Em 1997 transportavam-se aproximadamente 3 mil contêineres e atualmente são movimentados cerca de 417 mil. Depois de 20 anos, o país já transporta 139 vezes mais do que naquela época”, diz.

Para ele, isso é ainda é pouco e o setor pode se desenvolver ainda mais. Para atingir as estimativas e até superá-las, uma das alternativas é investir em inovações tecnológicas e em novos serviços. “Temos que aumentar ainda mais a capacidade do vagão e diminuir o tempo de descarga, gerando aumento de produtividade e redução de custos”, salienta Abate, que estará na Intermodal 2017.

Desempenho recorde

O crescimento da demanda é sentido em diferentes pontos do país. A movimentação de contêineres na Santos Brasil, por exemplo, nos quatro ramais ferroviários do Tecon Santos, cresceu 32% em 2017. Foram 43.551 unidades ao longo do ano passado,  10.614  a mais que os 32.937 contêineres movimentados em 2015. O melhor mês de 2016 foi dezembro com 4.461 unidades movimentadas.

Este resultado reflete a alta demanda de commodities conteinerizadas, com predomínio de papel e celulose, que somaram 17 mil contêineres, provenientes das regiões de Suzano (SP) e Três Lagoas (MS). De acordo com o diretor executivo de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas, os investimentos em tecnologia também impulsionaram a performance do modal ferroviário.

A empresa implantou uma ferramenta inovadora e pioneira no Porto de Santos, denominada Twin Pick, que dobrou a produtividade de operações ferroviárias com a descarga e o embarque simultâneos de dois contêineres de 20 pés. “Um ganho importante com o novo sistema é que agora conseguimos operar uma composição com 50 contêineres de 20 pés em cerca de uma hora e meia, o que antes era demorava, em média, três horas”, salienta o executivo, que se mostra otimista para 2017.

A operação logística por ferrovia é uma das apostas da Santos Brasil há, pelo menos, quatro anos. A companhia tem aproveitado a vantagem competitiva de operar o único terminal com quatro ramais no Porto de Santos e o cenário de oportunidades no setor ferroviário no país, hoje oferecendo custos atrativos ao cliente.

O modal ferroviário é hoje uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos. Cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões. Além disso, reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente e está diretamente alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas  (ONU).

Fonte: Informativo dos Portos, 23/3/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.