MPor vai monitorar saturação portuária para orientar investimentos e novos projetos no setor
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) vai estruturar um monitoramento dos portos brasileiros para dar mais previsibilidade ao planejamento do setor e para análise de novos projetos. A iniciativa está a cargo de um Grupo de Trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), responsável por desenvolver o Monitoramento da Saturação Portuária (MSP), ferramenta que será responsável por identificar, com antecedência, a capacidade e os gargalos nos terminais e nos acessos terrestres e aquaviários.

“Estamos vivendo um grande ciclo de investimentos em infraestrutura no Brasil porque voltamos a ser olhados com respeito pelo mercado internacional. Temos segurança jurídica e projetos bem estruturados, que despertam interesse nos investidores. O trabalho de GT é essencial para reforçar esta imagem de um país que avalia tecnicamente demandas e capacidades instaladas, apresentando as soluções adequadas para a atividade portuária”, avalia o ministro Tomé Franca.

A ferramenta também vai ser a responsável por comparar a capacidade instalada com a demanda projetada e acompanhar indicadores de nível de serviço, tratando portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs) como um único sistema. Os resultados serão publicados anualmente, com a primeira edição prevista para 2027.

E ainda subsidiar decisões de investimento do Ministério e de outras instituições governamentais, além de apoiar a priorização de projetos por autoridades portuárias, pelo poder concedente e pela iniciativa privada. Também poderá apoiar a identificação de tendências do mercado de terminais e a racionalização dos instrumentos de planejamento do setor.

“O Monitoramento da Saturação Portuária vem para oferecer ferramentas adicionais ao planejamento do setor, especialmente no apoio à tomada de decisão. A partir desses dados, será possível avaliar, com mais precisão, a necessidade de novos leilões e arrendamentos, além de aprimorar a análise relacionada aos terminais já existentes. Embora a coordenação seja da SNP, queremos construir essa ferramenta com a contribuição dos diferentes atores do setor, para que ela seja aplicada com qualidade, segurança e assertividade”, destacou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.

Base de dados

Para a construção do Monitoramento da Saturação Portuária, serão ouvidas associações e entidades do setor portuário e de logística, assim como usuários dos portos, titulares de outorgas e empresas do setor, além de ministérios, autoridades portuárias, órgãos de controle, agências reguladoras, governos estaduais e outros entes públicos. Os participantes devem enviar subsídios para a concepção do projeto, dados e informações durante a execução, apoio institucional e acompanhamento das entregas, que inclui balanço com previsão de demanda e cálculo de capacidade dos complexos portuários, incluindo TUPs.

O MSP não cria nem substitui instrumentos de planejamento setorial. A proposta é que funcione como base de dados e apoio técnico, dando mais tempestividade, transparência e confiabilidade às decisões sobre o desenvolvimento da infraestrutura portuária.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho está marcada para 18 de setembro. Na sequência, estão previstas a escolha do parceiro técnico de implementação, a rodada de oitivas com representantes públicos e privados e a definição dos termos de contratação, com previsão de conclusão até dezembro de 2026.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2026

ANTT abre participação social para construção da Agenda Regulatória 2027/2028

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2026

ANTAQ e ABANI assinam Protocolo de Intenções sobre navegação interior

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2026

Plano CNT de Transporte e Logística 2026 mapeia projetos de infraestrutura para os 27 estados do país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.