MTur inicia projeto de fortalecimento do turismo náutico no país
Cinco cidades brasileiras receberão do Ministério do Turismo projetos de infraestrutura náutica para a construção de rampas, píeres e marinas no país. Além de Natal (RN), Fernando de Noronha (PE) Santarém (PA) e Peruíbe (SP); que já contaram com as primeiras visitas de técnicos da Pasta e do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina; a cidade de Corumbá (MS) será contemplada com a iniciativa. A expectativa é de que outros três municípios sejam incluídos no projeto.

O Ministério do Turismo tem como objetivo diagnosticar a atual situação da infraestrutura de apoio e desenvolver o turismo náutico de recreio e esporte em todas as regiões do país. Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento deste segmento no mundo.

Iniciada em quatro destinos nacionais, as visitas técnicas irão mapear e identificar os possíveis locais que podem fazer parte da iniciativa. Entre outros assuntos, os técnicos também se encontrarão com representantes da prefeitura e o trade dos municípios para orientarem os gestores na documentação necessária e quais os próximos passos para que o projeto posso prosseguir.

Além desta iniciativa, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diversas frentes para desenvolver o turismo náutico no país. Entre elas estão o reconhecimento da profissão de condutor de turismo náutico, uma linha de financiamento com a Caixa Econômica Federal voltada para a infraestrutura náutica e equipamentos e medidas de permissão e facilitação para a prática de turismo náutico de esporte e recreio. A Pasta também vem conversando com outros órgãos, como a Marinha, para a revisão da Política Marítima Nacional (PMN).

TURISMO NÁUTICO - A atividade é caracterizada pelo contato com a água, salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando R$ 2,241 bilhões.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 nov, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.