Navegação interior cresce no Rio Grande do Sul
A inauguração do Contesc (Terminal de Santa Clara) completa três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio Jacuí e comemora crescimento anual acima de 100% na movimentação de contêineres por navegação interior. Desde o início das operações, o terminal já movimentou mais de 99 mil TEUs.

O Contesc, empresa do grupo Wilson Sons, opera com quatro viagens semanais entre os dois terminais (Terminal de Santa Clara e Tecon Rio Grande), realizadas por duas barcaças. Os produtos – de importação, exportação e cabotagem – têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari, Serafina Corrêa, entre outras. Os clientes contam ainda com a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém do Contesc, gerando uma economia de até 20% no transporte de cargas.

Em 2018, o transporte fluvial foi responsável por 8% dos contêineres movimentados pelo Tecon Rio Grande, somados os fluxos de importação, exportação e cabotagem. “Trata-se de um negócio altamente estratégico para o estado. O sucesso da operação ratifica a necessidade de alternativas logísticas para o mercado", destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande.

Bertinetti lembra que o Contesc fez recentemente um estudo sobre emissão de gases do efeito estufa (GEE) na navegação interior. O cálculo mostra que o transporte rodoviário, feito por caminhões, emite 74% mais GEE em comparação às barcaças. A pesquisa mediu o combustível consumido por cada meio de transporte para movimentar a mesma quantidade de carga, no período de 12 meses, num percurso de aproximadamente 350 quilômetros.

De acordo com recente relatório da Antaq sobre transporte de cargas, o destaque do primeiro semestre de 2019 ficou por conta da navegação interior. O modal movimentou 33 milhões de toneladas no período, contabilizando crescimento tanto na movimentação total (+9,30%) quanto na movimentação de granéis sólidos (+11,76%), granéis líquidos (+5,23%), carga geral (+2,93%) e contêineres (+5,36%). O Tecon Rio Grande é o hoje o terminal que mais movimenta contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com ranking da mesma agência.

Fonte: Portos e Navios, 04/11/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 abr, 2025

Ouvidorias da ZPE Ceará e do Complexo do Pecém são destaque em avaliação da CGE com classificações Ouro e Prata

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Porto do Rio amplia calado para 15,30m e está pronto para receber navios de até 366 metros

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Comitiva da ANTAQ realiza visita técnica sobre megaterminal no Porto de Santos (SP)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.