Navegue Simples: Comitê Técnico Interinstitucional define estratégias para otimizar outorgas portuárias
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) sediou, nesta quarta-feira (12), a terceira Reunião Ordinária do Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Navegue Simples. O encontro contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além de autoridades e especialistas do setor, para discutir inovações, o aprimoramento das outorgas portuárias e novas diretrizes para aumentar a eficiência das políticas públicas no segmento.

O Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Navegue Simples é um grupo de trabalho formado por representantes de diferentes órgãos e entidades do setor portuário, com o objetivo de aprimorar a eficiência e a transparência das outorgas no Brasil. O programa busca modernizar e desburocratizar processos relacionados à concessão e autorização de áreas e infraestruturas portuárias, promovendo inovação, otimização de recursos e maior competitividade no setor.

Entre os temas debatidos na reunião, destacou-se a atualização dos trabalhos dos Grupos de Trabalho (GTs) e suas respectivas entregas, a elaboração do 1º Relatório Executivo Anual do Navegue Simples, o planejamento da 1ª Caravana da Inovação Portuária, prevista para ocorrer em Recife (PE), além da análise do impacto de publicações recentes sobre o programa e as outorgas.

Para o secretário-executivo adjunto do MPor, Fábio Lavor, as reuniões são importantes para avaliar como os grupos de trabalho estão se desenvolvendo. “Isso também busca a interação dos nossos portos na agenda da descarbonização, da sustentabilidade, da melhoria de governança, além da troca de experiências. E isso vai, sem dúvida alguma, ajudar muito a gente a avançar na modernização dos nossos portos”, frisou.

O diretor de Política Setorial, Planejamento e Inovação da Secretaria-Executiva, Tetsu Koike, ressaltou a importância das reuniões de acompanhamento para avaliar necessidades e possíveis ajustes no programa. “O mais importante é que todos os coordenadores dos GTs tenham a oportunidade de se expressar, destacando o andamento de seus trabalhos e antecipando possíveis riscos. Ficamos bastante felizes com o que ouvimos dos coordenadores e temos certeza de que estamos no caminho certo para melhorar o nosso setor portuário, com desburocratização, mais inovação e melhor informação sobre os investimentos”, afirmou.

A reunião também abordou alterações no cronograma de escopo do programa e debateu sobre novas ideias para aperfeiçoar a entrega dos produtos desenvolvidos pelos coordenadores, reafirmando o compromisso de manter o planejamento estabelecido.

Importante destacar que o Navegue Simples, desenvolvido em parceria com a Antaq, foi incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como a principal medida institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. Com um investimento de R$ 5,4 bilhões em autorizações e arrendamentos portuários, o programa visa identificar ineficiências e oportunidades de aprimoramento, agregando mais valor público à política e aos processos de outorga.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.