Navegue Simples realiza primeira reunião técnica
A Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizou, nesta sexta-feira (11), a primeira Reunião Ordinária do Comitê Técnico Interinstitucional do Programa Navegue Simples. O comitê foi criado para apoiar e acompanhar a implementação desse programa do Governo Federal que visa simplificar e desburocratizar a regulamentação do setor portuário. o Comitê foi instituído em setembro deste ano, tendo o MPor presidindo os trabalhos.

A secretária Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, enfatizou a importância do Comitê e seus membros para a promoção da agilização dos processos de outorgas no setor portuário. “Com certeza a gente vai ter bons resultados para que a gente possa, lá na frente, ter processos de outorgas mais simplificados e também os prazos mais curtos para que a gente possa atrair investimento mais rápido lá na ponta do setor portuário”, disse.

Para o diretor de políticas setoriais, planejamento e inovações da Secretaria Executiva do MPor, Tetsu Koike, o maior desafio é tratar tantos assuntos complexos diferentes esperando que as soluções propostas sejam transformadas em realidade. “O comitê vai desenvolver os trabalhos técnicos do Navegue Simples. A gente tem muita esperança de que ele consiga inovar, desburocratizar, mas desde que os órgãos se proponham a ajudar e o setor privado veja como importante. Ou seja, é muito mais uma negociação coletiva enorme do que um desafio técnico por si”, afirmou.

Navegue Simples

O programa Navegue Simples foi lançado em junho deste ano. É um projeto perene, se consolidando como a principal iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos para desburocratizar, simplificar e aperfeiçoar as outorgas portuárias. O intuito é que se possa revisitar burocracias, os procedimentos e normativas buscando sempre novas soluções para melhorias no setor.

Esse é um projeto qualificado no PAC como uma mudança institucional, com investimento previsto Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) de R$ 79 bilhões para investimentos no setor portuário.

Próximos passos

A primeira parte do Navegue Simples vai durar quatro anos, que compreende junho de 2024 até junho de 2028. Para o final do mês de outubro está prevista a criação de seis grupos de trabalho (GT), com a missão de elaborar um plano de trabalho que deve conter resultados para serem entregues anualmente, como uma agenda anual de entregas para o setor. Esses GTs serão construídos para trabalhar com temas específicos e relativos à parte ambiental, mudanças climáticas e agilização de outorgas.

Participantes

Estiveram presentes na reunião os seguintes órgãos: Ministério de Portos e Aeroportos MPOR, com a Secretaria Executiva e Secretaria de Portos; Casa Civil da Presidência da República, através da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI); Secretaria de Articulação e Monitoramento; Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a Secretaria Nacional de Mudança do Clima (SMC); Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e Serviço, através da Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR); Ibama e Antaq.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.