Navio chinês submerge para receber embarcação avariada
Uma manobra inédita aconteceu na última semana, no Canal entre São Sebastião e Ilhabela. O navio submersível doca Xin Guang Hua, de Hong Kong, com 255 metros, afundou para depois emergir com outro navio menor em sua plataforma. A ação foi coordenada pela Praticagem do Estado de São Paulo entre terça (19) e quarta-feira (20).

A Marinha do Brasil acompanhou toda a operação, mas previamente já tinha sido constatado que não haveria nenhum risco ambiental.

A embarcação chegou na terça-feira (19) e logo foi posicionada com precisão em local específico, onde foi submergido parcialmente até uma a profundidade de 27 metros para receber em seu convés-plataforma o navio Chipol TaihuC, de 188 metros de comprimento.








A empresa resolveu montar esse esquema delicado para garantir que o navio e a carga, de aproximadamente 40 mil toneladas de toras de madeira, fossem levados em segurança para a China.

Operação 





“(O procedimento) forneceu dados bastante detalhados das profundidades locais. Encontramos uma área bem grande, de 34 metros de profundidade, ideal para o que necessitavam. As condições meteorológi-cas também estavam favoráveis para a execução do trabalho”.

Segundo Hermes, o navio doca entrou na Barra Norte na manhã de terça-feira e foi fundeado pelos práticos com precisão. “Na quarta-feira, às 4 horas, começou a operação para submergir parcialmente o Xin Guang Hua, o que só terminou às 8 horas”.

Com parte do navio submersa e alinhada pelos rebocadores, às 6 da manhã o prático Flávio Peixoto começou o procedimento para embarcar o Chipol TaihuC, que era puxado por três rebocadores para dentro do Xin Guang Hua.





Ainda de acordo com Bastos, para emergir o navio Xin Guang Hua, os profissionais bombearam a água dos tanques de lastro para fora. “Fizeram isso até chegar ao nível de flutuabilidade necessária, com cerca de 11 metros de calado”.

Por fim, foram feitas as soldas das estruturas no convés de carga para apoiar o navio avariado com segurança. “Tudo para garantir estabilidade e sustentar a embarcação até a viagem à China”, complementou Bastos.

Fonte: A Tribuna, 24/11/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 abr, 2025

Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

APS reúne especialistas europeus e lança programa inovador nos portos de Santos e Itajaí

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.