Nova medida operacional acelera produtividade e reduz tempo de atracação nos Portos baianos
Visando aumentar a produtividade, reduzir o tempo das embarcações atracadas e as despesas para os importadores e usuários, a CODEBA lançou um desafio para operadores portuários. Trata-se de uma medida operacional inovadora para graneis sólidos minerais, que tenham interesse em antecipar a descarga no Porto de Aratu. Para fazer uso da condição é preciso comunicar a Autoridade Portuária com 15 dias de antecedência da chegada da embarcação, se comprometer a produzir seis mil por dia, descarregar até 50% do volume total do navio e ainda comprovar que o próximo porto a atracar é um porto nacional.

Em fase experimental, o primeiro navio abraçar a nova forma de proceder com a descarga foi o WL Uglich Valleta, que atracou no Porto de Aratu. “Os importadores sinalizaram o interesse, preencheram os requisitos para o procedimento e o navio atracou no sábado passado (19/10). Como ele tinha 35mil toneladas, então descarregaria 17.500. No primeiro dia, ele produziu 6.700 toneladas, no segundo dia, produziu 6.200 e ontem, 21/10, findou a operação. Foi um teste-piloto, do qual ficou constatado a possibilidade de assumir o compromisso como uma rotina”, disse o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Alex Sandro de Ávila.

A nova regra operacional foi estabelecida pela diretoria executiva para estimular a produtividade das embarcações no Porto de Aratu como medida experimental por 180 dias. Após o prazo, todas as operações do período serão avaliadas e a CODEBA irá avaliar se efetiva a medida ou não. “A princípio, a primeira resposta revela um aumento fantástico da produção, talvez um recorde histórico de produtividade. É um divisor de águas. Além de estimular a produtividade, a nova conduta beneficia toda a cadeia logística, no sentido de reduzir a despesa para os importadores, o custo de frete, demurrage, que é o tempo de espera para atracar no Porto e ainda gerar fluidez para os demais na fila”, explicou Ávila, que preside o órgão há apenas um mês.

Fonte: Minfra, 23/10/2019.

*Com informações da CODEBA

Read Also Other News

Agência Porto
| 14 abr, 2025

Especialista alemão apresenta soluções inovadoras com uso da lama fluida no Porto de Itajaí

Read more
Agência Porto
| 14 abr, 2025

Porto de Natal recebe licenças do Governo do RN

Read more
Agência Porto
| 14 abr, 2025

Manual com cálculo dos indicadores do Estatístico Aquaviário está disponível no site da ANTAQ

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.