Com foco em promover o desenvolvimento sustentável, fomentar o diálogo - com o setor regulado e os servidores - e estimular os investimentos, o novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Frederico Dias, foi empossado nesta terça-feira (16).
“O transporte aquaviário é vetor de competitividade, de integração logística e de desenvolvimento regional. O país depende de portos eficientes, hidrovias estruturadas e serviços de navegação que atendam, com qualidade, às necessidades da população”, afirmou Dias.
O novo diretor-geral se comprometeu, na cerimônia de posse, a avançar, principalmente, em cinco temas nos próximos cinco anos:
Manter um diálogo aberto, sereno e profissional com todos os interlocutores da Agência;
Fortalecer o protagonismo da ANTAQ na harmonização de conflitos e na solução de problemas de forma célere e dialogada;
Reforçar a segurança regulatória, a previsibilidade e a remoção de entraves burocráticos;
Preservar a higidez do processo decisório, o elemento técnico, o profissionalismo e a decisão baseada em conhecimento;
Consolidar a ANTAQ como uma instituição cada vez mais relevante na dinâmica econômica e institucional, com efetividade, eficiência, integridade e transparência.
Além disso, apontou que ampliar a eficiência portuária, estimular a navegação interior, avançar na agenda de sustentabilidade, aprimorar a multimodalidade e explorar, com responsabilidade, as oportunidades de inovação tecnológica aplicadas à regulação são os desafios a serem enfrentados.
Ele completou destacando que a missão da ANTAQ é “promover o desenvolvimento sustentável do setor aquaviário em benefício da sociedade brasileira. Cabe a nós garantir um ambiente regulatório equilibrado, que estimule investimentos, fortaleça a competitividade e contribua para reduzir o custo logístico do país”.
Diálogo com o setor
Durante a cerimônia de posse, o diretor Caio Farias, que exerceu o cargo de diretor-geral substituto da Agência nos últimos seis meses, agradeceu a parceria na transição para a nova gestão e desejou êxito ao novo diretor-geral.
“Desejo a você, Frederico, êxito na condução da ANTAQ e que a sua gestão seja marcada pelo diálogo, o equilíbrio e realizações. Tenho a confiança de que encontrará nesta diretoria e em todo o corpo técnico parceiros comprometidos para superar os desafios e alcançar novos objetivos”, destacou.
Ele completou afirmando que “a ANTAQ seguirá unida em torno de seus objetivos maiores: fortalecer a fiscalização e regulação no setor portuário, garantir a prestação de serviços adequados e dotar o país de uma infraestrutura de qualidade e de livre e justa concorrência, o que tenho certeza contribuirá sobremaneira para o desenvolvimento do país”.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que esteve presente na posse, também parabenizou Frederico Dias e falou que “as agências estão sendo fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”.
Participaram da cerimônia de posse, a diretora Flávia Takafashi e os diretores Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, representantes do Ministério de Portos e Aeroportos e do representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); autoridades do setor portuário; entre outros.
Sobre o novo diretor-geral
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Frederico Dias possui pós-graduação em Controle da Regulação de Infraestrutura e em Auditoria e Controle Governamental.
O novo diretor-geral iniciou a carreira no setor privado, na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, mas consolidou trajetória no setor público, com atuação voltada à regulação e infraestrutura.
Na Controladoria-Geral da União (CGU), foi analista de Finanças e Controle. No Tribunal de Contas da União (TCU), exerceu funções de auditor, assessor técnico e secretário substituto em secretarias especializadas em infraestrutura, acumulando experiência em concessões, modelagens regulatórias e processos técnicos de engenharia. Também atuou na Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas e em gabinete de ministro.
Entre 2022 e 2024, exerceu o cargo de Secretário-Geral da Presidência, coordenando áreas estratégicas como tecnologia e inovação, planejamento, comunicação institucional, relacionamento parlamentar e internacional, segurança da informação e educação corporativa. Foi ainda chefe de gabinete de autoridade por cinco anos.
Com mandato até fevereiro de 2030, Frederico Dias teve sua nomeação oficializada por decreto publicado no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2025, no mesmo ato que designou a nova Ouvidora da ANTAQ, Renata Sousa Cordeiro. O documento foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto, em 28 de agosto.
O novo diretor-geral foi sabatinado pela Comissão de Infraestrutura e pelo Plenário do Senado Federal no dia 20 de agosto. Ele assume a vaga decorrente do término do mandato de Eduardo Nery.