Novo modelo de dragagem é defendido por especialistas


A dragagem vem sendo um problema recorrente no Porto de Santos. Atualmente, o complexo está sem o serviço em alguns de seus trechos, o que impede que navios com mais capacidade atraquem nos terminais do cais santista.




O tema foi debatido por autoridades do Porto de Santos e representantes dos empresários do setor durante o debate do painel Um novo modelo de dragagem portuária, nesta terça-feira (20), na 14ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, no Mendes Convention Center.




Para o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codeps), José Alex Botêlho de Oliva, a burocracia atrapalha as licitação do serviço e que não se pode focar em apenas um modelo já existente, o importante é a colaboração de todos os envolvidos para que se ache uma forma ideal para o Porto de Santos.


"Não tem receita, temos que buscar uma solução que atenda as nossas necessidades e buscar um modelo que nos traga segurança", afirmou Oliva.




Já a Praticagem pede uma decisão sobre o calado (a altura da parte da embarcação que fica submersa) para que os profissionais trabalhem com mais segurança, além de poder monitorar se a profundidade se manteve, para assim solicitar as autoridades manutenção dos locais que precisem.

"Nos temos alguns problemas, que se não houver uma batimetria constante e uma dragagem constante para se manter um nível de excelência ocorrerá problemas de segurança", afirmou o Claudio Paulino, Diretor Presidente da Praticagem.


Meio-ambiente 




Em relação aos problemas de erosão na Ponta da Praia, em Santos, o doutor em Engenharia Civil - Obras Hidráulicas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Paolo Alfredini, explicou que a partir de estudos realizados, foi analisado que a dragagem é um dos menores fatores para a erosão no local.




Alfredini ainda explicou que a urbanização do local, desde o século XX, até mesmo as mudanças que aconteceram no meio-ambiente nos últimos anos fizeram com que o local perdesse seus sedimentos.

"A dragagem é minimamente culpada por qualquer situação no local", afirmou Alfredini.

Fonte: A Tribuna, 20/9/2016.



Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.