Novo porto em Pontal vai gerar empregos, negócios e benefícios sociais
Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2020, o Terminal Portuário Porto Pontal terá aproximadamente 1.000 colaboradores e se constituirá na maior área para armazenamento de contêineres do país. Com mais de 625 mil m², investimento de R$1,5 bilhão, será o primeiro terminal do país a operar 100% com equipamentos sobre trilhos. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Conversamos com Patrício Júnior, experiente CEO contratado pelo acionista majoritário, Grupo JCR, para comandar a operação, junto com o engenheiro civil Ricardo Bueno Salcedo, também na direção institucional.

Em que fase se encontra o empreendimento?

Trabalhamos com um projeto green field e neste momento estamos fechando as ações e licenciamentos iniciais para termos o próximo ano focado na construção e na contratação de colaboradores.

Quais seus principais desafios como CEO do Porto Pontal?

O principal desafio será fazer do Porto Pontal uma melhor opção ao exportador/importador da região do que hoje são os portos de Santa Catarina. Trabalhando junto com Paranaguá, faremos do Paraná a melhor opção logística da região, que transcende as fronteiras do Paraná.

Quais benefícios para a região?

A cidade vai evoluir na medida em que seus políticos puderem acreditar no potencial de um porto para uma cidade. É só observar algumas experiências no setor, como em Navegantes e Itapoá, em Santa Catarina, ou em Portocel, no Espírito Santo. Desenvolvimento social, econômico e geração de empregos são apenas alguns dos benefícios que um porto pode trazer para o país.

Visão do cenário brasileiro atual?

Existe uma boa análise de PIB, feita por Ricardo Amorim, onde ele fala dos períodos de baixa e das recuperações. Quando o Porto Pontal ficar pronto - em meados de 2020 - o Brasil vai precisar de nós para escoar e aumentar o PIB da região. Estaremos no momento de recuperação. Toda nossa visão é positiva.

Breve histórico profissional

Sou formado pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante do Rio de Janeiro e com MBA em Logística Portuária pela Universidade de São Paulo, Liderança e Estratégia para Executivos pelo IMD, na Suiça, e Gerenciamento de Terminais pela Lloyds Maritime Academy, em Londres. Ocupei cargos em empresas como Sealand, Maersk Line, além de ter atuado no CTO-Ceará Terminal Operator, no Aqaba Container Terminal (Jordânia), no APM Terminals Jordânia e Panamá e no Porto Itapoá.

Fonte: Bem Paraná, 17/10/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.