This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.

Novo viaduto de Paranaguá agiliza movimentação de cargas para o porto
O viaduto Nelson Buffara, na entrada de Paranaguá, onde a BR-277 se divide entre as avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, foi inaugurado nesta quinta-feira (10). A obra é considerada fundamental para melhorar o trânsito pesado da região e agilizar a movimentação de cargas em direção ao Porto de Paranaguá.

O investimento da empresa pública Portos do Paraná foi de R$ 12,7 milhões. “É um investimento extremamente importante para a logística do porto e da cidade de Paranaguá”, afirmou o governador. “Paranaguá é o local onde se movimenta a produção e os negócios gerados no Paraná. Se a cidade não vai bem, atrapalha o agronegócio e a indústria. De outro lado, se funciona, alavanca toda a produção do Estado”, disse governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Ao facilitar o trânsito, a obra também contribui com a expectativa de crescimento da movimentação de cargas no porto - já são mais de 50 milhões de toneladas por ano e a previsão é ultrapassar as 80 milhões no médio prazo.

A estrutura, ressaltou o governador, faz parte do planejamento de médio e longo prazos para o Litoral. “Ficamos algumas décadas sem planejamento no Litoral. Agora, os Portos do Paraná olham para o mar e para a terra."

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o viaduto é a primeira de inúmeras obras importantes que estão com projetos executivos sendo elaborados. “Será um novo ciclo de investimentos em infraestrutura no Litoral do Paraná”, completou.

A obra irá contribuir para a redução de filas e congestionamento na BR-277. Segundo Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), destaca, ainda, a questão da segurança. "Foram 250 acidentes nos últimos anos. Esse viaduto deverá zerar o número de vítimas”, afirmou. O trecho recebe mais de 400 mil caminhões por ano, o que representa cerca de 120 mil toneladas de cargas.

O diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, complementou que também haverá ganho de eficiência, já no curto prazo. “Eliminamos a ineficiência na chegada e saída dos caminhões. Temos como concorrentes os portos catarinenses e o de Santos, então qualquer real a mais é jogado na matriz logística e perdemos oportunidades”, destacou.

A ESTRUTURA - O viaduto tem 906 metros de extensão e inclui uma linha principal de chegada e saída e acessos ao seu entorno. Ele tem 6 metros de altura e mais de 7 metros de largura.

O investimento de R$ 12,7 milhões abrangeu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras de arte correntes, obra de arte especial, sinalizações vertical e horizontal, sinalização provisória e serviços complementares. As obras começaram em julho de 2018 e foram executadas pelo DER-PR.

HOMENAGEM - O nome do viaduto é uma homenagem ao ex-vereador e ex-deputado estadual Nelson Buffara, que ficou cinco legislaturas consecutivas na Assembleia Legislativa.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na inauguração o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e o vice-prefeito, Arnaldo Maranhão; o presidente da Câmara de Paranaguá, Marquinhos Roque; os deputados estaduais Nelson Justus, Artagão Júnior, Alexandre Curi, Marcel Micheletto e Galo; além de prefeitos, vereadores e familiares de Nelson Buffara.

Fonte: Portos e Navios, 10/10/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 abr, 2025

Ouvidorias da ZPE Ceará e do Complexo do Pecém são destaque em avaliação da CGE com classificações Ouro e Prata

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Porto do Rio amplia calado para 15,30m e está pronto para receber navios de até 366 metros

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2025

Comitiva da ANTAQ realiza visita técnica sobre megaterminal no Porto de Santos (SP)

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote