“O desafio que temos nessa área é muito grande”, diz Márcio França, ao assumir Portos e Aeroportos
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse nesta segunda-feira (3) ser “muito grande” o desafio de aprimorar e ampliar toda a infraestrutura aeroportuária e portuária do Brasil. A declaração ocorreu na tarde desta segunda-feira (2), durante a cerimônia que marcou a transferência de cargo na pasta.

São competências do Ministério de Portos e Aeroportos a formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos, lidar com a política nacional de transportes aquaviário e aeroviário, participar do planejamento estratégico para definir prioridades dos programas de investimentos em transportes aquaviário e aeroviário, em articulação com o Ministério dos Transportes, entre outras funções.

“O desafio que temos nessa área é muito grande, mas a vida está sempre nos desafiando. Agora a tarefa que me foi dada e que eu aceito com muita honra é cuidar desses 35 portos públicos de grande importância estratégica, com 220 terminais portuários de uso privado, 43 estações de transbordo e mais de 342 terminais registrados. Será nossa missão também melhorar as condições e fiscalizar os 503 aeródromos públicos, sendo 65 aeroportos certificados, além de 2786 privados e 1500 helipontos desse imenso país”, destacou o novo ministro, Márcio França.

O ministro

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro emérito da Infraestrutura, Marcelo Sampaio – que passou o cargo a Márcio França –, parlamentares, representantes de empresas e de trabalhadores dos dois modos de transportes e servidores públicos.

Márcio França nasceu em Santos (SP), formou-se em Direito pela Universidade Católica de Santos e trabalhou como oficial de Justiça antes de entrar para a política aos 26 anos como vereador. Por duas vezes, foi prefeito de São Vicente (SP) e cumpriu dois mandatos como deputado federal, tendo sido relator da Lei dos Portos que modernizou a infraestrutura portuária. Também ocupou os cargos de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e de secretário de Esporte, Lazer e Turismo do estado de São Paulo.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 nov, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.