Obra de quase 180 milhões de reais vai ampliar capacidade do cais oeste do Porto de Paranaguá
O governador Beto Richa liberou nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curtiba, a ordem de serviço para início das obras no cais Oeste do Porto de Paranaguá. O investimento de 177 milhões e 580 mil reais abrange modernização e ampliação de dois berços de atracação. Segundo o Governador Beto Richa, O projeto vai ser custeado com recursos próprios da Appa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e vai ajudar a ampliar a competitividade do Porto.

O prazo de execução da obra é de 1 anos e meio. O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura do Berço de atracação. A proposta também prevê a substituição de toda estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios. As reformas vão incluir reforço estrutural, instalação de passarela de pedestres e troca de defensas. O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirma que os investimentos vão elevar o porto a outro patamar.

A capacidade anual de movimentação de carga do berço vai aumentar dos atuais dois milhões de toneladas de grãos para seis milhões e 500 mil toneladas. O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, disse que com a obra, incluindo as dragagens realizadas, será possível baixar o frete marítimo em quase 5 dólares por tonelada.

A obra também vai trazer um fôlego extra ao setor leste do Porto de Paranaguá, que está sobrecarregado e não pode mais ser ampliado. Com a ampliação do cais oeste, a movimentação de cargas vai ser triplicada, descongestionando o setor leste, e abrindo novas alternativas de escoamento para o agronegócio do Estado do Paraná.

Fonte: Appa, 21/3/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.