Operação teste confirma preparo da LDC para desafios logísticos de maior porte

Por trás de cada avanço, existe um conjunto de pessoas, decisões e esforços que tornam o resultado possível. Foi a combinação desses fatores que permitiu a LDC realizar, pela primeira vez, a operação teste de um comboio com 25 barcaças pelas águas do Rio Tapajós, no trecho entre Miritituba e Santarém, no Pará.


Conduzido com excelência, esse teste só foi possível graças à atuação integrada das equipes de Administração, Financeiro, Frota, Logística, Manutenção, Qualidade e SHE, em alinhamento às melhores práticas do setor.


Missão dada é missão cumprida


Formado por 25 barcaças interligadas — cinco a mais do que a LDC normalmente utiliza —, o hiper comboio tem capacidade para transportar mais de 80 mil toneladas de produtos agrícolas em uma única viagem.


Esse resultado atesta a capacidade técnica da companhia para conduzir operações de maior porte com segurança e eficiência, reforçando seu preparo para responder a demandas específicas em uma das principais rotas para o escoamento de grãos do país.


Planejamento e trabalho em equipe


Para viabilizar a operação, a preparação foi complexa e se estendeu por cerca de três meses, incluindo estudos de navegabilidade, revisões completas das embarcações, treinamentos e a instalação de um software de apoio à tomada de decisão em todas as etapas do percurso.


E quanto maior o comboio, maior também é o desafio de navegação. Em operações desse porte, o trabalho vai além de ampliar o número de barcaças: é preciso comprovar que toda a formação se mantém estável e segura em diferentes situações. Para validar a nova configuração, foram realizados diversos testes técnicos, incluindo paradas de emergência, manobras em curvas, navegação em zig-zag e giros completos do comboio – e, como resultado, a operação teste foi aprovada pela Capitania dos Portos.





Essa operação reforça a capacidade da LDC de superar desafios e buscar soluções cada vez mais eficientes, com foco em melhoria contínua e excelência operacional. Na minha visão, esse marco mostra o que é possível alcançar quando diferentes áreas trabalham de forma integrada em torno de um mesmo objetivo. Fazer parte disso é motivo de muito orgulho e torna essa conquista ainda mais especial.


Rubens Torres - Coordenador de operações fluviais na unidade de Santarém (PA)


Uma conquista construída em conjunto


Além de um teste bem-sucedido, o marco reflete o comprometimento de centenas de pessoas que, juntas, trabalharam para viabilizar essa operação, do planejamento à execução.





Essa conquista mostra que grandes resultados são construídos em conjunto. Quando diferentes áreas compartilham conhecimento e trabalham juntas, conseguimos transformar desafios em oportunidades e alcançar cada vez mais. Fazer parte de uma companhia como a LDC é motivo de muito orgulho.


Luara Sousa - Supervisora de Operações Fluviais em Santarém (PA)





Para mim, o maior aprendizado foi perceber como o alinhamento e a troca de conhecimento entre as equipes fortalecem nossos processos e contribuem para resultados cada vez mais eficientes. Sinto #OrgulhoDeSerLDC por trabalhar em uma companhia que incentiva a evolução constante e busca a excelência em tudo o que faz. É essa cultura que nos inspira a crescer, aprender e entregar resultados cada vez melhores.


Albertina Brito - Supervisora de Operações Fluviais em Rurópolis (PA)



Você sabia?



Com mais de 300 metros de comprimento, um comboio desse porte equivale a 23 ônibus urbanos tradicionais enfileirados ou a três campos de futebol profissional alinhados lado a lado. Conduzir uma embarcação como essa por 27 horas, como no caso da LDC, exige formação especializada, ampla experiência em navegação fluvial e qualificação específica para operar comboios de grandes dimensões, conforme os requisitos da Autoridade Marítima.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 ago, 2026

Missão à China e Singapura se encerra com interesse asiático em projetos de infraestrutura do Brasil

Read more
Agência Porto
| 29 ago, 2026

Novo sistema de acompanhamento de investimentos portuários será apresentado pela ANTAQ

Read more
Agência Porto
| 28 ago, 2026

Tecon-Suape zera taxa de armazenamento para as frutas do Vale do São Francisco

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.