Operações no Porto de Paranaguá voltam ao normal após recuo do mar
O recuo do mar ao longo do litoral do Paraná prejudicou as operações no Porto de Paranaguá, já que o Canal da Galheta ficou fechado até a manhã desta terça-feira (15), impedindo os navios de atracarem. A diminuição súbita da maré intrigou a população durante o fim de semana (12 e 13), que chegou a especular a possibilidade de um tsunami. A água do mar chegou a baixar mais de cinco metros em alguns locais.

O serviço de meteorologia da Marinha do Brasil informou que o recuo não tem ligação nenhuma com a ocorrência de tsunamis ou terremotos em alto mar. O fenômeno ocorreu por conta dos ventos fortes e constates de nordeste que sopraram contra a costa desde sexta-feira.

Segundo especialistas da Marinha, a persistência dos ventos está relacionada à passagem de um anticiclone pelo mar.

Além do Porto de Paranaguá, o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, também permaneceu fechado durante o fim semana, reabrindo na manhã desta terça-feira.

O fenômeno raro, que atingiu todo o litoral sul do Brasil e uma parte do litoral de São Paulo, foi o mesmo registrado nas praias do Uruguai.

O nível das marés voltou ao normal já na segunda-feira (14).

Fonte: Portos e Navios, 16/08/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 dez, 2025

Porto do Rio vai receber investimento privado de R$ 948 milhões para ampliar terminal de contêineres

Read more
Agência Porto
| 15 dez, 2025

Prazo para participar do projeto de Outorga Verde é prorrogado para 9 de janeiro

Read more
Agência Porto
| 15 dez, 2025

Após um ano, APS entrega administração do Porto de Itajaí

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.