A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou no dia 12 de março último seu Informe portuário 2023-2024, no qual confirma o Porto de Santos como o maior da América Latina. A publicação toma por base os dados de movimentação de contêineres relativos a 2023.
De acordo com a Cepal, o Porto de Santos é o primeiro da América Latina, com a movimentação de 4,3 milhões de TEU (medida padrão para contêineres). O dado considera apenas o porto público, não o complexo portuário como um todo.
Na lista da Cepal de maiores portos da América Latina, em segundo lugar vem Manzanillo (México), com 3,7 milhões de TEU. Em seguida, Cartagena (Colômbia), com 3,3 milhões; Callao (Peru), com 2,8 milhões e Manzanillo, no Panamá, com 2,6 milhões. Colon, também do Panamá, está em 13º no ranking, com 1,4 milhão de TEU em 2023.
Na costa leste da América do Sul, o porto que aparece em 2º na estatística da Cepal é Buenos Aires (12º no geral), com 1,4 milhão de TEU). No Brasil, o 2º da lista é Itajaí, considerando apenas os dados do terminal privado Portonave, com 1,3 milhão de TEU.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o Cepal vem confirmar o que o setor mundial já sabe há anos: “Também somos o mais importante do hemisfério sul, se considerarmos todos os tipos de carga. E estamos trabalhando firme para crescer ainda mais, com obras de infraestrutura; novos arrendamentos, como o Tecon Santos 10; e o aumento expressivo da Poligonal, que atrairá investidores de todo o planeta”.