A Ferrovia Norte-Sul, trecho operado pela VLI entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), vai acrescentar 247 novos vagões à frota. São todos do modelo hopper HTT, encomendados à Greenbrier Maxion. Segundo informou a empresa, o investimento está alinhado à estratégia de aumentar a capacidade e agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA).
Em outubro, a operadora recebeu o primeiro lote, com 80 vagões. O restante (167 unidades) será entregue até o início de 2021, já para atendimento à próxima safra. A frota da FNS, de acordo com o levantamento feito pela RF em abril deste ano, era de 2.839 vagões, sendo 2.134 do modelo hopper.
Ainda de acordo com a concessionária, de 2015 para cá, a frota utilizada no trecho entre Tocantins e Maranhão mais do que quadruplicou. No ano passado, a FNS movimentou 7,9 milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo) -crescimento de 25% comparado ao ano anterior, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas. Somando os outros produtos (combustíveis, celuloses, ferro gusa, manganês etc.) a VLI transportou mais de 11 milhões de toneladas de produtos na região.
Fonte: Revista Ferroviária, 13/11/2020.