Para agilizar escoamento de grãos, VLI expande a frota de vagões
A Ferrovia Norte-Sul, trecho operado pela VLI entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), vai acrescentar 247 novos vagões à frota. São todos do modelo hopper HTT, encomendados à Greenbrier Maxion. Segundo informou a empresa, o investimento está alinhado à estratégia de aumentar a capacidade e agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA).

Em outubro, a operadora recebeu o primeiro lote, com 80 vagões. O restante (167 unidades) será entregue até o início de 2021, já para atendimento à próxima safra. A frota da FNS, de acordo com o levantamento feito pela RF em abril deste ano, era de 2.839 vagões, sendo 2.134 do modelo hopper.

Ainda de acordo com a concessionária, de 2015 para cá, a frota utilizada no trecho entre Tocantins e Maranhão mais do que quadruplicou. No ano passado, a FNS movimentou 7,9 milhões de toneladas de grãos (milho, soja e farelo) -crescimento de 25% comparado ao ano anterior, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas. Somando os outros produtos (combustíveis, celuloses, ferro gusa, manganês etc.) a VLI transportou mais de 11 milhões de toneladas de produtos na região.

Fonte: Revista Ferroviária, 13/11/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.