Plano de Descarbonização da Portos do Paraná começa com apresentação da Valenciaport
A comunidade portuária de Paranaguá e Antonina conheceu nesta semana as etapas de elaboração do Plano de Descarbonização da Portos do Paraná, que está sendo desenvolvido pela Fundación Valenciaport. As premissas do documento foram apresentadas em uma reunião realizada no Palácio Taguaré, em Paranaguá, com a participação de dirigentes da Portos do Paraná e representantes de arrendatários, operadores e empresas de logística portuária que operam nos dois portos. 

Com expectativa de conclusão em 20 meses, o projeto tem como principais objetivos calcular as emissões de CO2 em todas as logísticas portuárias executadas no litoral paranaense e o desenvolvimento de estratégias de descarbonização em conjunto com as áreas portuárias.

A Fundación Valenciaport é um centro de pesquisa de Valência, na Espanha, reconhecida internacionalmente pela atuação nos temas de inovação e gestão aplicadas à logística portuária, com projetos em mais de 60 países. A parceria entre a Portos do Paraná e a instituição espanhola começou com um termo de cooperação técnica assinado em 2020.

“Somos demandados por clientes internacionais, principalmente europeus, sobre qual é a nossa pegada de carbono e, hoje, grandes multinacionais já trabalham com essa perspectiva. Nós, da Portos do Paraná e o Porto de Itaqui, no Maranhão, estamos liderando no País essa iniciativa de descarbonização com acompanhamento e parceria da Fundación Valenciaport", explicou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

"Também fazemos parte da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, que busca a troca de experiências e de informações para acelerar o processo de redução da emissão dos gases de efeito estufa do setor portuário brasileiro", enfatizou Garcia.  Além disso, a Portos do Paraná atua em cooperação com o Governo do Paraná em ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da  Fundación Valenciaport, Josep Sanz Argent, o diretor de Projetos e consultor de Inovação e Estratégia Portuária da entidade, Jonas Mendes Constante, e a consultora sênior Jussara Neto Mendes apresentaram os principais objetivos do plano, além do case em andamento de descarbonização do Porto de Valência. A missão é zerar as emissões até 2030.

“O primeiro dia de visitas da equipe da Fundación Valenciaport para apresentar o plano foi muito importante porque a gente percebeu uma adesão massiva da comunidade portuária. Foi a oportunidade de eles compreenderem quais serão as demandas após essa semana de visitas técnicas da instituição espanhola”, comentou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Agora a equipe da instituição vai visitar as empresas e terminais da comunidade portuária, apresentar as demandas de informação que precisam para a metodologia, e apresentar o cálculo da pegada de carbono. As visitas técnicas aos portos paranaenses seguem até sexta-feira (24).

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 abr, 2025

Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

APS reúne especialistas europeus e lança programa inovador nos portos de Santos e Itajaí

Read more
Agência Porto
| 17 abr, 2025

ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.