Plano Mestre: capacidade do Porto de Santos terá que ser ampliada


No Porto de Santos, as operações com contêineres, celulose e granéis líquidos, que incluem produtos químicos e combustíveis, poderão enfrentar gargalos nos próximos anos. Tudo por conta da capacidade de atendimento à demanda que está prevista. Em alguns casos, o problema será evidente já em 2020.




Segundo o estudo preliminar do Plano Mestre do Porto de Santos, as operações com contêineres crescerão 4,27% entre 2017 e 2021. Dos 3,85 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) totalizados no ano passado, o volume passará a 4,42 milhões de TEU em 2021 e 4,85 milhões de TEU, em 2025. A capacidade atual do cais santista atenderá a demanda até 2045.

Segundo o responsável técnico do Plano Mestre na Labtrans, Tiago Buss, Santos tende a continuar como o maior porto de contêineres do Brasil. A localização privilegiada do cais santista e a oferta de capacidade são os pontos favoráveis ao aumento da demanda da movimentação de caixas metálicas. Além disso, as previsões de crescimento econômico do País e do mundo forçam ainda mais a projeção.

O maior crescimento projetado no Porto é para a celulose. O incremento poderá chegar a 20% graças à expansão de fábricas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. No entanto, o cais santista sofrerá com déficit de capacidade a partir de 2020.

As projeções indicam que, em 2021, o volume operado no cais santista será de 6,69 milhões de toneladas. Já em 2025, serão 6,9 milhões de toneladas de celulose.

Entre os granéis vegetais, a projeção indica que o Brasil tende a se manter como exportador de commodities. Segundo o estudo, mesmo com a concorrência de terminais do localizados na região Norte, Santos continuará como o grande exportador da produção do Centro–Oeste.

Com isso, a expectativa é de que, em 2021, 41,9 milhões de toneladas sejam operadas no Porto de Santos. Já em 2025, o volume movimentado no cais santista seja de 46,9 milhões de toneladas. Este volume será possível graças aos investimentos em terminais especializados.

A localização próxima à zona produtora e a grande demanda internacional farão com que o Porto movimente 20,4 milhões de toneladas de açúcar em 2021. Já em 2025, o volume operado será de 21,6 milhões de toneladas da commodity.

Produtos químicos e combustíveis atingirão a marca de 13,1 milhões de toneladas movimentadas em 2021. Quatro anos depois, o volume será de 14 milhões de toneladas. Conforme o estudo, haverá déficit de capacidade a partir de 2020 para estas cargas. O problema é ainda mais preocupante com as recentes mudanças na estrutura do mercado e as perspectivas de crescimento ao longo do horizonte planejado.

Com a retomada do crescimento econômico, a movimentação de carga geral deve crescer rapidamente no curto prazo. A projeção indica a movimentação de 1 milhão de toneladas de mercadorias em 2025. Neste volume estão movimentações previstas de cabotagem e de importação.

Passageiros
O volume de passageiros de cruzeiros deve crescer nos próximos anos. Com isso, o número e escalas no Porto, também. Das 88 do ano passado, o número saltará para 156, em 2021, e 174, em 2025.

Fonte: A Tribuna, 25/2/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.