Plano Nacional de Logística entra em período de consulta pública nesta quarta-feira (21/3)
O Governo Federal abre nesta quarta-feira (21/3) consulta pública para receber contribuições para o Plano Nacional de Logística (PNL). Com a utilização do banco de dados mais completo do setor de transportes, o trabalho elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) apresenta um diagnóstico da logística brasileira e prevê os empreendimentos necessários para otimizar a infraestrutura até o ano de 2025.

Uma sessão pública a ser realizada no auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, em Brasília (DF), marcará o início do período de consulta. O documento poderá receber contribuições até dia 20 de abril de 2018, por meio da página www.epl.gov.br.

Vinculada à Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criada pelo Governo Federal para reforçar a coordenação das políticas de investimentos em infraestrutura por meio de parcerias com o setor privado, a EPL desenvolveu o PNL com o apoio do Ministério dos Transportes e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além da participação de diversos entes públicos e privados.

O trabalho faz a simulação da movimentação de cargas na infraestrutura atual somada aos empreendimentos previstos no Programa Avançar Parcerias para prever o cenário de 2025. Identifica os pontos de estrangulamento e propõe soluções para melhoria da infraestrutura. Nas próximas edições, projetará horizontes de longo prazo com maior confiabilidade.

A EPL submete à apreciação geral um trabalho que destina-se a dar transparência em termos de diagnóstico e proposições, possibilitando a contribuição ao seu aprimoramento por todos aqueles que buscam tornar mais eficiente o sistema de circulação de cargas no país.

Para o diretor-presidente da empresa, José Carlos Medaglia Filho, as contribuições obtidas na consulta pública permitirão o aprimoramento das propostas. "O PNL desde já traz elementos para tomada de decisão sobre investimentos, mas também é um legado para as próximas administrações federais que deverão definir futuras concessões, parcerias público-privadas e prioridades na aplicação do orçamento.”

O resultado desse processo possibilitará a avaliação por parte de todos os operadores do setor, e mesmo da sociedade em geral, dos benefícios socioeconômicos decorrentes dos investimentos em infraestrutura de transporte, bem como a forma e o momento mais adequado para sua realização.

Fonte: EPL, 20/3/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.