Portaria define destinação de áreas em águas públicas da União para implantação de portos e instalações portuárias
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) publicou a Portaria nº 7.145, de 13 de julho de 2018, que estabelece normas e procedimentos relativos à destinação de terrenos e espaços físicos em águas públicas da União para a implantação, ampliação, regularização e funcionamento dos portos e das instalações portuárias de que tratam as Leis nº 12.815/2013, nº 10.233/2001 e a Resolução Normativa Antaq nº 13/2016, alterada pela Resolução Antaq nº 5.105/2016.

Dentre outros pontos, a Portaria define as regras de requerimento e formalização do contrato de cessão em condições especiais para destinação dos terrenos e espaços físicos em águas públicas da União, tais como lagos, rios, correntes d'água e mar territorial, até o limite de 12 milhas marítimas a partir da costa, estabelecida pelo Decreto nº 8.400/2015.

Ficou determinado ainda que os terrenos e espaços físicos em águas públicas da União que já estejam em utilização por portos organizados e instalações portuárias devem ser objeto de análise, com vistas à regularização de ofício pela SPU ou mediante requerimento de autoridades portuárias, concessionários, delegatários, cooperados ou autorizatários, desde que não haja pedido de regularização em curso.

A ABTP já havia ingressado com ADIN e Mandato de Segurança contra a Portaria 404 do SPU, tendo sido deferida cautelar em favor da associação. A Associação está avaliando esta nova portaria para verificar sues efeitos e eficácia frente às ações em curso na Justiça.

Fonte: ABTP, 20/7/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.