Porto Central assina contrato com empresa holandesa
O Porto Central assinou contrato com uma empresa holandesa, a Van Oord Dredging and Marine Contractors, para o desenvolvimento do projeto e para a construção do empreendimento, em Presidente Kennedy, litoral Sul capixaba. O projeto é de R$ 5 bilhões e prevê um conceito de porto-indústria e será realizado por meio de parceria do Porto de Roterdã e da TPK Logística. Pelo acordo, as empresas constituíram uma equipe integrada que se dedicará a um processo conjunto de otimização que envolve desde do projeto conceitual à construção e operação do terminal.

Segundo o diretor de operações do Porto Central, Edwin Van Espen, a contratação da empresa aconteceu no final de setembro e já neste mês, a holandesa iniciará os trabalhos de desenvolvimento do projeto. Para ele, ter uma companhia que participe do início ao fim do desenvolvimento do negócio, trará mais agilidade, eficiência, qualidade e redução de custos. “Esse tipo de cooperação permite que ao longo da realização do empreendimento, adaptações, obtenção de documentos e interações entre os envolvidos aconteçam de forma mais facilitada. Além disso, o processo se torna mais transparente.” Outra vantagem destacada pelos investidores nesse modelo é a prévia identificação dos riscos e oportunidades, bem como o atendimento de forma mais ágil a necessidades dos clientes do porto.

De acordo com o Porto Central, a primeira fase do desenvolvimento terá como foco as necessidades e as demandas dos clientes do porto, com a incorporação das condições e dos requisitos das licenças e autorizações nos planos e design. A segunda abordará a otimização dos métodos de construção e os cronogramas com o intuito de permitir que os operadores portuários comecem suas operações o mais breve possível. E a terceira é a construção do porto, que deverá contar ainda com outras empresas nacionais e locais para desenvolverem serviços específicos.

A expectativa é de que o porto receba as licenças ambientais até o final deste ano e gere 4 mil empregos. As obras devem começar no final de 2017 e deve movimentar inicialmente cerca de 5 milhões de toneladas, chegando a 50 a 150 milhões por ano, quando estiver 100% implantado.

Fonte: Guia Marítimo, 10/10/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.