Porto de Antonina recebe o primeiro simulado do Plano de Emergência Individual
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou, na última quarta-feira (23), o primeiro simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) no Porto de Antonina. Na ocasião, a equipe da Appa levou menos de uma hora para conter um acidente fictício com o vazamento de aproximadamente mil litros de óleo diesel no mar.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, o tempo de resposta no simulado comprovou o preparo dos técnicos que atuam na área de emergências ambientais. “É nesse momento que é colocado em avaliação o preparo dos agentes. Nos últimos anos, temos investido em planejamento, segurança e capacitação dos profissionais, medidas indispensáveis no setor portuário”, comentou.

Durante a operação, a equipe dos portos do Paraná teve de demonstrar capacidade e agilidade para contenção e recolhimento do líquido, proteção de áreas sensíveis e atendimento à fauna petrolizada, combatendo as possíveis consequências que um acidente dessa magnitude pode gerar. Toda a ação foi acompanhada por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), unidade Paraná, que contribuíram para a realização e avaliaram o desempenho da equipe.

“Os simulados servem como um exercício indispensável, para a escolha dos melhores caminhos e correção de possíveis falhas. O que se percebeu, nessa situação, foi um tempo rápido de resposta e uma série de melhorias e avanços, na comparação com outros simulados já realizados pelo órgão em outros locais”, disse o responsável pelo Núcleo de Emergências Ambientais do Ibama Paraná e analista ambiental, José Joaquim Crachineski.

O SIMULADO – Cerca de 30 pessoas da área ambiental da Appa participaram da ação, que envolveu diferentes etapas, como a identificação do risco; o diagnóstico da situação; a definição das medidas cabíveis; a resolução; e a comunicação pública sobre o problema.

Conforme previsão documental, bambolês foram usados na representação do óleo, por guardar semelhança com a atuação do material na água. Para a operação, cinco embarcações foram utilizadas, além de materiais como barreiras de contenção e absorventes, recolhedor, tanque de armazenamento flutuante e itens para tratamento da fauna.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno Guimarães, o resultado apontou o preparo dos agentes para resolver possíveis ocorrências dessa natureza. “A equipe agiu rápido e conseguiu, de maneira correta e tranquila, identificar a intensidade do problema e propor a melhor solução. Por isso, o tempo de resposta foi muito menor que o previsto no Plano, que, nesses casos, estabelece a solução em até duas horas”, explicou.

PEI – O Plano de Emergência Individual foi elaborado pela Appa em 2013, mas em Antonina passou a ser feito em 2017. O documento aponta, detalhadamente, a estrutura dos portos paranaenses, sua localização e as medidas de segurança e prevenção a acidentes que devem ser tomadas, além de estabelecer um programa de preparo para responder a acidentes de diferentes naturezas.

CPA – Como forma de reforço às ações previstas no Plano, em 2016 foi inaugurado o Centro de Prontidão Ambiental (CPA) da Appa, onde está instalada a Alpina Briggs – empresa especializada no atendimento a emergências envolvendo hidrocarbonetos e produtos químicos diversos, contratada pela Appa. No local, com rápido acesso à água, atuam mais de 20 funcionários, mantendo a condição de alerta 24 por dia, durante todo o ano

Fonte: Appa, 27/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.