Porto de Imbituba começa 2025 com resultados positivos
O Complexo Portuário de Imbituba iniciou o ano de 2025 com números de destaque, alcançando mais de 600 mil toneladas em movimentação de cargas em janeiro, um recorde para o período. Quando comparado a janeiro de 2024, os resultados se mantiveram estáveis, evidenciando a continuidade do crescimento e da produtividade do Porto de Imbituba.

Esses números refletem o compromisso da Autoridade Portuária de Imbituba em continuar expandindo suas operações e aprimorando a eficiência do porto, sempre em busca de novos recordes.

De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os resultados continuam a evidenciar o crescimento do desempenho do Porto. “Este é um resultado significativo para o porto de Imbituba. Os números refletem o esforço coletivo que tem impulsionado a logística de Santa Catarina e, consequentemente, a economia da Região Sul do estado”, destaca Martins.

“Esses resultados consolidam Imbituba como uma alternativa logística competitiva e refletem o esforço constante pela melhoria da gestão do Porto, trazendo benefícios para todos os envolvidos”, afirma Alexandre Pinter, diretor-presidente em exercício da SCPAR Porto de Imbituba.

Fluxo de embarcações

Em janeiro, o Porto de Imbituba recebeu 28 embarcações, representando um aumento de 33% em relação ao mesmo mês de 2024. Quanto à movimentação de cargas, o saldo comercial dos embarques aumentou 33% em relação a dezembro de 2024. Os desembarques apresentaram um crescimento expressivo de 16% em relação a dezembro de 2024 e um aumento considerável de 36% em relação a janeiro de 2024.

Principais produtos movimentados

No total de cargas operadas durante o ano de 2024, os maiores volumes foram de coque de petróleo, contêineres, carga geral, hulha betuminosa, sal, farelo de milho e trigo. Já em janeiro de 2025, os graneis sólidos representaram mais de 395 mil toneladas, ou 65% da movimentação do porto, com destaque para o coque de petróleo, que superou as 156 mil toneladas.

Importações e exportações

As importações lideraram as operações do porto, representando 54,3% do total de cargas, e registraram um aumento de 35% em relação a janeiro de 2024. As exportações, por sua vez, corresponderam a 33,6% do total e também apresentaram um crescimento de 35% no comparativo com o ano passado.

A cabotagem, ou navegação entre portos nacionais, representou 9% do total de movimentações no porto de janeiro a outubro de 2025, com um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2024.

Operações de comércio exterior

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as operações de importação e exportação no Porto de Imbituba movimentaram mais de 146 milhões de dólares em janeiro de 2025, destacando ainda mais a importância estratégica do porto para o comércio exterior.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.