Porto de Imbituba inicia segunda fase das obras de recuperação e reforço do Cais 3
A SCPAR Porto de Imbituba deu início, na última semana, à segunda fase da obra de recuperação, reforço e ampliação do Cais 3 — uma das mais importantes intervenções em infraestrutura portuária atualmente em andamento.

Nesta etapa, será dado seguimento na pavimentação da área de retaguarda do berço, local onde operam os equipamentos portuários. A região receberá pavimento rígido em concreto, garantindo maior resistência e durabilidade para suportar o intenso tráfego de cargas e maquinários. Também faz parte da frente de trabalho a recuperação da parte inicial do Cais, localizada sob a plataforma.

Com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027, o projeto inclui ainda a construção de dois dolfins — estruturas marítimas que permitem a atracação e amarração de embarcações. Com as melhorias, o Cais 3 estará apto a receber navios de até 270 metros de comprimento, da classe Panamax, o que ampliará de forma significativa a capacidade operacional do Porto de Imbituba. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 90 milhões.

“A modernização do Cais 3 vai além da infraestrutura portuária — é um movimento estratégico para fortalecer a logística de Santa Catarina e atrair novos investimentos. O Porto de Imbituba está se preparando para ser ainda mais competitivo, gerando emprego, renda e desenvolvimento para toda a região”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Além disso, o reforço estrutural permitirá a instalação de um sistema de esteiras e shiploader, que fará a conexão direta entre os terminais agrícolas e o cais, potencializando a eficiência logística e podendo até triplicar a produtividade da movimentação de cargas no local.

Para completar a obra, o reforço da estrutura e a execução de cortina de contenção para viabilizar o aprofundamento e garantir a estabilidade da estrutura existente.

“Este é um passo firme na consolidação do Porto de Imbituba como um polo logístico moderno, eficiente e comprometido com o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Seguimos com responsabilidade, visão de futuro e a confiança de que estamos construindo um legado para as próximas gerações”, afirma o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira.

Com esse investimento estratégico, o Porto de Imbituba reforça seu papel como importante corredor logístico de Santa Catarina, ampliando sua capacidade de atendimento e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.