PORTO DE IMBITUBA PARTICIPA DA 13ª REUNIÃO DA CONAPORTOS, EM BRASÍLIA
Gestores do Porto de Imbituba estiveram em Brasília nesta terça-feira (26) para participar da 13ª reunião da Comissão Nacional de Autoridades dos Portos (Conaportos), coordenada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA). O fórum voltou a se reunir após dois anos sem atividades. O objetivo integrar as atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos, além de visar à aproximação dos profissionais do setor portuário. A SCPar Porto de Imbituba esteve representada pelo Diretor-presidente, Jamazi Alfredo Ziegler; o Diretor Jurídico, Roberto Luís Figueiredo dos Santos Júnior, e também o Administrativo Portuário, Murilo da Silva Medeiros.

A abertura da reunião ficou por conta de Marcelo Sampaio, Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, seguida pela palestra de Diogo Piloni, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. Sampaio reforçou a importância do Conselho e disse que o governo vai manter a eficácia do diálogo ativo e permanente com o setor. “A Conaportos traz de volta a possibilidade de promover a integração de informações, e isso acaba sendo um ótimo instrumento para o Governo Federal receber as demandas do setor com o foco na desburocratização”, afirmou o secretário-Executivo. Já Piloni explicou as competências, o funcionamento e a estruturação dos comitês técnicos da Conaportos.

A comissão passa a se reunir trimestralmente, o que vai dar ao fórum a oportunidade para que, periodicamente, seja feita uma avaliação da melhoria das atividades e da prestação dos serviços nos portos. “A Conaportos deve direcionar seu olhar à economia e à resultados que visem a otimização, a flexibilização e a desburocratização do setor portuário brasileiro”, explicou Piloni.

Ao longo da manhã, também foram apresentadas as demandas do setor portuário e os novos representantes da Conaportos tomaram posse.  Entre as propostas e resoluções da reunião ordinária, a Conaportos decidiu sobre os Comitês Temáticos, responsáveis por fornecer informações e auxiliar na deliberação da Comissão. Ficaram mantidos os Comitês Técnicos de Integração de Sistemas, Modernização Portuária e de Parâmetros de Desempenho. Além disso, foi aprovada a criação do Comitê Técnico de Estímulo à Cabotagem.

À tarde foi a vez da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), onde o Porto de Imbituba, como um dos associados da entidade, participou da Assembleia Geral Extraordinária. O grupo discutiu o novo modelo tarifário, dragagem, PORTUS (Instituto de Seguridade Social) e assuntos gerais.

Fonte: Informativo dos Portos, 27/03/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.