A criação da Companhia Docas de Itajaí, nova empresa pública federal responsável pela gestão do Porto de Itajaí, avançou mais um importante passo nesta terça-feira (15). Em encontro com o grupo técnico da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério dos Portos e Aeroportos, debateram-se normas técnicas, questões legais e licenciamento ambiental para a constituição da futura estatal.
A reunião foi conduzida por Ana Paula Vitali Janes Vescovi, diretora da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e contou com a presença da comitiva da Superintendência do Porto de Itajaí, liderada por João Paulo Tavares Bastos Gama, superintendente, acompanhado por Artur Antunes Pereira (chefe de gabinete) e Rafael Vano Canela (assessor executivo).
Na avaliação de João Paulo Tavares Bastos Gama, “o desempenho expressivo do Porto de Itajaí evidencia a necessidade de autonomia para garantir mais competitividade ao terminal”. Ele avalia que a nova companhia trará agilidade administrativa, fortalecimento institucional e melhores práticas de governança.
Durante o encontro, foram discutidos aspectos relevantes como: regime jurídico da estatal, competências institucionais, estrutura de governança e exigências para licenciamento ambiental.
Agenda em Brasília
A comitiva segue nesta semana com reuniões previstas no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e no Palácio do Planalto, buscando alinhamento político e institucional para avançar com a criação da companhia.
Share
Read Also Other News
| 12 jan, 2026
APS encerra ciclo de gestão do Porto de Itajaí com operação regularizada e transição segura
Read more
| 12 jan, 2026
Movimentação de cargas nos portos brasileiros bate recorde e cresce 5% de janeiro a novembro
Read more
| 12 jan, 2026
Aviso de leilão da ANTAQ atualiza cronograma previsto para fevereiro deste ano
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.