Porto de Itajaí cresce 1.494% e consolida retomada histórica
O Porto de Itajaí registrou um crescimento expressivo de 1.494,58% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, foram movimentadas 1,7 milhão de toneladas, contra apenas 104 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Mais do que números, o resultado representa retomada econômica, geração de empregos e novos investimentos para toda a região.

“O resultado de 1.494% de crescimento em 2025 não é apenas um número, mas a comprovação de que o Porto de Itajaí retomou sua força e voltou a ser um motor do desenvolvimento econômico da nossa região. Cada tonelada movimentada significa mais empregos, mais arrecadação para a cidade e a consolidação de novos investimentos. Estamos vivendo uma fase histórica de reconstrução e modernização, e Itajaí volta a ocupar seu papel de protagonista na logística nacional”, destacou o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos.

No cenário nacional, os portos brasileiros somaram 653,7 milhões de toneladas movimentadas no período, alta de 1% em relação a 2024. O destaque, entretanto, foi Itajaí, que voltou a ocupar papel de protagonismo após ter ficado praticamente parado em 2022.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o avanço é reflexo da política de investimentos do Governo Federal e da reativação das operações no complexo.

“Encontramos em 2023 um porto praticamente abandonado em Itajaí, impactando fortemente a economia de Santa Catarina e do Sul do país. Sob orientação do presidente Lula, reativamos as operações e retomamos a gestão do complexo, restabelecendo a atividade econômica e empregos para a população do estado”, destacou.

O plano de modernização prevê R$ 844 milhões em investimentos até 2030, contemplando a dragagem do Rio Itajaí-Açu, readequação do molhe de Navegantes e a construção de um píer para navios de cruzeiro, entre outras obras estruturantes.

O próximo passo será a criação da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, que dará autonomia administrativa total ao complexo. Para isso, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) já instituiu um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) responsável por elaborar os aspectos da futura empresa pública federal, que substituirá a gestão transitória hoje exercida pela Autoridade Portuária de Santos.

Com isso, Itajaí caminha para consolidar-se novamente como um dos polos logísticos mais estratégicos do Brasil.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 set, 2025

CNI defende na Câmara novo marco regulatório para portos secos

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Novo diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, é empossado

Read more
Agência Porto
| 17 set, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos assina acordo para novo complexo da Polícia Federal no Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.