PORTO DE ITAJAÍ FECHA O ANO COM MELHOR RESULTADO DESDE 2011
Com três berços em operação, o Porto de Itajaí fechou o ano com o melhor resultado desde 2011. A movimentação em toneladas em 2018 quase dobrou com expressivo crescimento das importações e fortalecimento das exportações. O ano passado foi marcado pela volta das atividades nos berços 1 e 3, conclusão da dragagem no canal de acesso, início da importação de automóveis e conquista de nova escala com a Ásia.

Em 2018 foram movimentadas 4,4 milhões de toneladas no Porto de Itajaí, o melhor resultado em sete anos e 96% a mais que em 2017. As exportações representam 61% do total movimentado (2,7 milhões) e um aumento de 70% em relação ao ano anterior. Este também é o maior número desde 2008, quando na época foram movimentadas 2,8 milhões de toneladas.

Em representação econômica, o frango continuou sendo o carro-chefe das exportações no ano passado (33,04%), seguido de madeiras e derivados (22,26%), mecânicos eletrônicos (15,43%) e carnes em geral (13,61%).

O grande salto em 2018 foi das importações. Com aumento de 162%, o ano fechou com 1,6 milhão de toneladas movimentadas. Houve o início das operações de automóveis, quando mais de 16 mil unidades desembarcaram em Itajaí, e incremento de 27% na importação de mecânicos e eletrônicos, sendo estas as principais mercadorias trazidas do exterior.

“O Porto de Itajaí é o nosso grande orgulho e o motor da nossa economia. Temos um mercado competitivo, eficiência nas operações portuárias e satisfação por parte dos clientes exportadores e importadores. Esse crescimento é reflexo dos investimentos que temos feito no setor e continuaremos tratando o porto como uma prioridade”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Crescimento
O aumento da movimentação no Porto de Itajaí está diretamente relacionado aos investimentos no setor. Se no início de 2017 o porto tinha apenas o berço 2 em operação, pela primeira vez desde a enchente de 2008, o ano passado fechou com três pontos de atracação. Com a conclusão das obras de reforço e realinhamento do berço 3 e a reforma no berço 1, agora o Porto de Itajaí aguarda apenas a inauguração das obras no berço 4 para operar com sua capacidade total. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro trimestre de 2019.

Os investimentos nos berços são de quase R$ 140 milhões. Além disso, no ano passado também foi concluída a dragagem para restabelecer o calado em 14 metros com recursos na ordem de R$ 38,8 milhões.

Em 2017 foi retomada a Linha Ásia, que passou a operar semanalmente pela APM Terminals, e ampliada em 2018 com uma nova escala. O porto ainda fechou uma importante parceria com a General Motors para importação de veículos por Itajaí.

Para 2019, a superintendência do Porto de Itajaí planeja dar andamento às desapropriações para ampliação da área portuária e concluir a primeira etapa da bacia de evolução.

Fonte: Informativo dos Portos, 17/1/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.