Porto de Itajaí retoma profundidade ideal e entra em novo ciclo de crescimento
O Porto de Itajaí avançou de maneira significativa rumo à recuperação de sua capacidade total de operação. Com a conclusão da dragagem de manutenção realizada pela Autoridade Portuária de Santos (APS), e a homologação das novas profundidades pela Marinha do Brasil, o complexo volta a operar com segurança.

Desde que passou a ser administrado pelo Governo Federal em janeiro de 2025, o Porto de Itajaí recebeu atenção imediata para uma de suas principais necessidades: a dragagem de manutenção.

Em menos de dois meses, a APS finalizou os serviços de dragagem nos canais interno e externo, nas bacias de evolução e nos berços de atracação, utilizando a draga Utrecht, com capacidade para aproximadamente 18 mil m³.

A conclusão dos trabalhos foi validada pela Marinha do Brasil no final de fevereiro, que confirmou as novas profundidades: 13,5 metros no canal interno e 14 metros no canal externo. Esses ajustes restabelecem as condições ideais para a movimentação de cargas, aumentando a segurança e a eficiência das operações.

“Este era um desafio técnico significativo. A dragagem é essencial para garantir a excelência operacional do porto, e é gratificante ver esse progresso tão cedo na nova gestão”, destacou Anderson Pomini, presidente da APS.

Reintegração

A dragagem simboliza o renascimento do Porto de Itajaí que, após um processo de diálogo com o setor portuário, retorna à administração do Governo Federal. A transição, concluída no final de janeiro, colocou a gestão nas mãos da APS, responsável também pelo Porto de Santos, o maior da América Latina.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região. “Estamos empenhados em devolver a Itajaí o protagonismo que sempre teve, ampliando sua capacidade logística, fortalecendo a economia local e gerando empregos e renda para a população”, afirmou.

Mesmo sob a gestão da APS, todos os recursos gerados pelas tarifas e operações portuárias permanecem no município, estimulando a economia catarinense e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura e serviços locais.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.