Porto de Outeiro se consolida como polo de turismo e logística após operação dos navios da COP30
A despedida dos dois transatlânticos que funcionaram como hotéis flutuantes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) marcou, neste sábado (22), um momento simbólico para o futuro da infraestrutura portuária na Amazônia. Com hóspedes cantando “Voando pro Pará”, de Joelma, e acenando bandeiras do Brasil, o cenário reforçou a consolidação do Porto de Outeiro como um novo polo estratégico de turismo e logística na região.

Localizado no distrito de Belém, o porto passou por uma requalificação completa executada pela Companhia Docas do Pará (CDP) para atender à demanda excepcional da conferência e garantir um legado permanente para o turismo de cruzeiros. As obras modernizaram e ampliaram todo o complexo, tornando o cais apto a receber navios de grande porte.

A intervenção foi concluída em apenas seis meses, em uma operação considerada de alta complexidade. Segundo o presidente da CDP, Jardel Rodrigues da Silva, a entrega superou desafios logísticos e ambientais. “Foi uma obra desafiadora. Pelo tempo, que foi muito curto, pela burocracia e pelas condições de maré da nossa baía. Mas nenhum desses desafios foi maior do que a vontade de entregar a obra”, destacou.

O terminal modernizado já recebeu reconhecimento internacional. “Entregamos um terminal que hoje é considerado, pelos próprios comandantes, o mais adequado e o melhor do Brasil”, reforçou o presidente.

Segurança e mobilidade reforçadas

A preparação para receber os navios mobilizou um forte esquema integrado de segurança e mobilidade. O Porto de Outeiro foi classificado como um dos mais seguros do país, com atuação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, Marinha, Exército, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Portuária — esta equipada com tecnologia avançada, incluindo drones com visão térmica.

Legado e impacto social

Além de ampliar a infraestrutura turística, a chegada dos transatlânticos gerou efeitos imediatos para a economia local. Para a gerente de projetos da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), Gabriela Lima, o legado impulsiona de forma definitiva o setor na região. “É um legado importante, que vai ser deixado para movimentar o turismo. O ministro Celso Sabino (do Turismo) também esteve aqui e está trabalhando para que essas rotas de cruzeiro continuem e fomentem o desenvolvimento na região”, afirmou.

O impacto também foi sentido pela comunidade de Outeiro. Thaís Akemi Cunha dos Santos, encarregada das equipes da empresa Trevo Amazônia, destacou as mudanças na Praia da Brasília. “Os ‘gigantes’, como o nosso governador denomina os transatlânticos, trouxeram uma renda maior para as pessoas, inclusive as da Praia da Brasília, que hoje ficou bem conhecida”.

Jardel Rodrigues ressaltou o reconhecimento alcançado pelo Pará. “O Brasil descobriu Belém e o mundo descobriu um estado na Amazônia. Estamos muito felizes com isso”, celebrou.

Despedida em ritmo paraense

A partida do Costa Diadema (12h15) e do MSC Seaview (12h35), que juntos ofertaram seis mil leitos distribuídos em 3.882 cabines, encerrou a operação em clima de celebração, reafirmando a hospitalidade e a identidade cultural do Pará. Para Gabriela Lima, a experiência foi “acima do esperado” e demonstrou o potencial da região para futuras operações de navios de cruzeiro.

Com infraestrutura modernizada, padrão internacional e reconhecimento de autoridades e comandantes, o Porto de Outeiro se consolida como uma nova porta de entrada do turismo internacional na Amazônia — e como um dos principais legados estruturantes deixados pela COP30 para o Pará.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 nov, 2025

Maior obra da história do Porto de Imbituba amplia capacidade para navios de até 270 metros e reforça logística de SC

Read more
Agência Porto
| 23 nov, 2025

Empresas de navegação podem flexibilizar esquemas operacionais para as festividades de final de ano

Read more
Agência Porto
| 23 nov, 2025

Missão Dubai: Investimento de R$ 1,6 bilhão no Porto de Santos e parcerias para ampliação da malha internacional são destaques em missão oficial

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.