Porto de Paranaguá amplia monitoramento da água de lastro
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vistoriou 99% das embarcações nacionais e internacionais que atracaram em Paranaguá em 2017 para verificar a realização da troca oceânica da água de lastro e evitar a contaminação do ecossistema das baías de Paranaguá e Antonina com espécies exóticas indesejadas, originárias de outros países e regiões do Brasil. Todas as embarcações apresentaram resultados que apontam o correto gerenciamento da água de lastro, de acordo com as normas ambientais. De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o objetivo é fazer com que 100% dos navios que passem pelo Paraná recebam a verificação. O volume de vistorias está aumentando a cada ano e já é 13% maior do que em 2016, quando haviam sido monitoradas 86% das embarcações.

Logística Reversa: por que as empresas precisam se adequar?

A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n° 12.305/2010, caracterizado por um conjunto de procedimentos que visam viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos. A PNRS, por meio do princípio da responsabilidade compartilhada, também define que toda a cadeia produtiva é responsável pelo ciclo de vida dos produtos e de suas embalagens, isto é, os consumidores, o poder público e as empresas devem assegurar o retorno dos produtos e embalagens e dar a eles a destinação adequada.

Instituto Paranaense de Reciclagem

Para auxiliar no desafio, associações empresariais têm se organizado para dar apoio às empresas. Um exemplo é o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), fundado em julho de 2017 por seis sindicatos industriais de alimentos, para contribuir com ações voltadas à destinação adequada de embalagens das indústrias. O InPAR conta atualmente com 32 associados.

Acordos setoriais

Desde a instituição da PNRS, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) priorizou o acompanhamento dos acordos setoriais, firmados com os setores de embalagens de óleos lubrificantes, lâmpadas e embalagens em geral. Dois outros acordos, com a indústria de medicamentos e eletroeletrônicos, estão em andamento. Pneus, óleos lubrificantes e baterias chumbo-ácidas têm acordos em fase preliminar, mas são ainda regulamentadas por resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente.

Fonte: Bem Paraná, 7/3/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.