Após as enchentes de maio, o Porto de Porto Alegre iniciou a fase de avaliação dos danos para, em seguida, realizar os reparos necessários. Na quarta-feira (5/6), uma equipe começou a limpeza e a retirada da água da estrutura.
Desde o início da semana, o Guaíba baixou e vem se mantendo abaixo da cota de inundação. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura de Porto Alegre tende a subir nos próximos dias, e os volumes de chuva no decorrer do mês serão pouco expressivos. Isso abre margem para que a cidade possa iniciar o processo de recuperação.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a entidade está empenhado em todas as ações necessárias para que o Porto de Porto Alegre volte a operar o quanto antes, e com segurança. “Temos um trabalho muito grande de limpeza e avaliação. A infraestrutura ficou completamente submersa durante um mês com a enchente. Precisamos validar tudo que pode ser reutilizado e quais as condições dos equipamentos. Estamos focados nesse trabalho agora”, conta.
Segundo Cristiano, a Portos RS está em diálogo com todos os agentes que utilizam a infraestrutura do porto da capital para pensar em alternativas e verificar como operar de maneira emergencial. “Diversas ações estão sendo pensadas para a retomada das atividades como um todo”, afirma.
Share
Read Also Other News
| 27 ago, 2025
Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí
Read more
| 27 ago, 2025
Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão
Read more
| 27 ago, 2025
Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.