Porto de Santos é estratégico para os embarques de soja


O Porto de Santos desempenha um papel estratégico para o agronegócio brasileiro. Ele é líder nas exportações nacionais de cargas como suco de laranja, café, açúcar e, também, soja. No complexo santista, aliás, o grão é a principal mercadoria movimentada. Neste ano, até agosto, mais de um quinto das operações ocorridas na região foram de soja.




Dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) apontam que, nos oito primeiros meses do ano, das 78,62 milhões de toneladas escoadas pelos terminais do complexo marítimo, 17,76 milhões de toneladas foram de soja, o equivalente a 22% do total.




A carga é movimentada de duas formas. Como grãos, nesse período, foram 14,42 milhões de toneladas. Como farelo, a quantidade foi de 3,34 milhões de toneladas.




A soja é embarcada nas duas margens do estuário. No lado direito (Santos), ela é carregada tanto pelos terminais do Corredor de Exportação (nas proximidades da Ponta da Praia) como pelas instalações do Paquetá e de Outeirinhos. A operação também está presente nos terminais da Margem Esquerda.




O grão e o farelo chegam à região vindos principalmente das zonas de produção do Centro-Oeste. No caminho até o cais santista, eles são transportados por ferrovias, hidrovias e rodovias. Mas no Porto, vê em vagões ou caminhões.




Os veículos descarregam nas moegas, grelhas instaladas no piso dos terminais e que se ligam a um sistema de esteiras, por onde os grãos ou os farelos são levados até o interior dos armazéns. De lá, no momento do embarque, os produtos também são transportados em esteiras, mas até os shiploaders, equipamentos instalados no costado, em frente aos navios, e que lançam as cargas no interior dos porões.




Durante essa operação, é comum a emissão de pó de soja (material particulado) na atmosfera, poluindo o meio ambiente. Para evitar esse problema, as autoridades exigem que os terminais instalem equipamentos para evitar a liberação dessas partículas. A operadora ADM do Brasil, por exemplo, planeja colocar esse tipo de maquinário em sua unidade no Porto de Santos, que está sendo modernizada.

Fonte: A Tribuna, 11/10/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.