Porto de Santos moderniza seu plano de combate a emergências


O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, entidade que reúne as empresas e as autoridades do complexo marítimo para o combate a sinistros em suas operações, passa por um processo de modernização inédito em seus 51 anos. E como parte deste trabalho, contará com uma nova estrutura e busca ampliar sua integração com a comunidade da Baixada Santista. Além disso, seus membros terão cursos de qualificação.




Essas e outras medidas, reveladas com exclusividade a A Tribuna, serão apresentadas pelos coordenadores do PAM na próxima quinta-feira, a partir das 9 horas, em uma reunião que terá a participação dos terminais e das autoridades que integram a entidade e, também, será aberta à população. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no complexo da presidência da empresa (Av. Rodrigues Alves, s/no, Macuco), na Cidade. O objetivo é levar à comunidade as mudanças que estão ocorrendo na entidade, expor novos projetos e obter um retorno do público.




“O Porto de Santos tem hoje um PAM que está sendo modernizado. Na prática, é um novo PAM. E uma de suas principais preocupações é estar próximo da sociedade. Esta reunião será um retorno que queremos dar à comunidade portuária, aos moradores das cidades portuárias e da própria Baixada Santista. Vamos falar sobre nossos planos e queremos ouvir o que as pessoas têm a dizer, dessa forma, fortalecendo a relação Cidade-Porto”, afirmou o coordenador-geral do Plano de Ajuda Mútua, Evandro Lourenço.




Na reunião, será apresentada a nova estrutura do PAM, que dividiu a área do Porto Organizado de Santos (aquela explorada sob normas da Codesp) em oito sub-regiões, agrupadas conforme a operação portuária predominante em seus terminais e com equipes com maior conhecimento sobre os sinistros que podem ocorrer nesses lotes.




Outro destaque do encontro de quinta-feira será o anúncio do curso de combate a incêndio em navios, a ser realizado por integrantes do PAM. Segundo Lourenço, o treinamento não é oferecido no Porto há mais de 10 anos.




E ainda será anunciada a criação do Sistema de Gestão Integrado de Prevenção, Preparação e Reposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos na Baixada Santista, instituído pela Casa Militar do Governo do Estado com a publicação da Resolução 7-610, do último dia 10. A entidade – que reunirá empresas e autoridades da região, tanto ligados ao complexo marítimo (caso do PAM do Porto de Santos) como ao Polo de Cubatão – terá o objetivo de melhorar o atendimento a emergências envolvendo produtos químicos perigosos.




E a participação do PAM nessa entidade não é acidental. Foi exatamente a ocorrência de sinistros envolvendo carregamentos químicos no Porto, pontualmente os incêndios nos terminais retroportuários da Ultracargo (em abril de 2015) e da Localfrio (em janeiro de 2016), que levou a Codesp, que coordena o Plano de Ajuda Mútua, a modernizá-lo, de modo a melhor preparar o complexo marítimo para combater essas emergências.




“Principalmente depois desses sinistros, a sociedade da Baixada Santista clamou por ações de segurança e isso nos levou a iniciar esse processo de modernização do PAM. O maior porto do País tem de estar preparado para cuidar da sua segurança e, é claro, da comunidade ao redor. E esse é um trabalho que o Porto e as cidades farão juntos”, afirmou o presidente da Docas, José Alex Oliva.




Prova da proximidade que o executivo quer desenvolver entre o complexo marítimo e as áreas urbanas é a realização da reunião de quinta-feira.

Fonte: A Tribuna, 18/4/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.