Porto de Santos recebe navio de 366m nesta segunda-feira
O Porto de Santos receberá, nesta segunda-feira (24), o navio "CMA CGM Vela", o maior em comprimento a atracar no porto, com seus 347m. Dois práticos da Praticagem de São Paulo embarcarão para assessorar a manobra até o terminal.

Essa embarcação se aproxima aos da classe New Panamax, navios com 366m de comprimento e 52m de boca, com capacidade para transportar até 14 mil TEUs. Esses navios já foram homologados pela autoridade marítima para atracar no Porto de Santos, cujo maior navio recebido até o momento foi de 340m de comprimento com, em média, 9 mil TEUs.

Bruno Tavares, presidente da Praticagem de São Paulo, informou que os práticos, desde 2016 estão preparados para manobrar navios maiores, de 366m, após treinamentos, acompanhando a evolução do mercado mundial. “Foram dois anos de estudos para garantir toda segurança, inclusive conversando com comandantes e práticos que operam navios dessas dimensões. Nossos profissionais participaram de simulações em centros de treinamento em Covington, nos Estados Unidos, e em simulador, no tanque de provas numérico da Universidade de São Paulo.”

Nas simulações, os práticos treinaram com navios tripulados, em lagos com relação de profundidade/calado iguais aos do canal de Santos. “É tudo proporcional à vida real, porém em escala reduzida, diferente de um simulador virtual. Você sente os efeitos hidrodinâmicos, diferentes de um simulador de manobras, que é como se fosse um videogame de última geração”, acrescenta Bruno Tavares.

Além de contar com dois práticos a bordo, as manobras nesses navios sofrem limitações por conta de condições meteorológicas (ventos e correntes), requer a constante dragagem de manutenção e o gerenciamento do tráfego para evitar a interferência com outras embarcações. “Não podemos esquecer nenhum detalhe de segurança. Nosso trabalho também depende do trabalho de toda comunidade portuária para buscar o aprimoramento e a eficiência durante essa operação”, destaca o presidente.

Outro ponto levantado é a chamada janela de atracação. A praticagem usa o estofo da maré para fazer o movimento dos navios maiores buscando garantir mais segurança nas manobras.

Todo o trabalho dos práticos é monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede, com Sistema de monitoramento de tráfego por AIS; Equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros, batimetria e Redraft, sistema para determinar o calado dinâmico.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.