Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 6% na movimentação de cargas
A movimentação de produtos no Porto de São Francisco do Sul registrou um aumento de 6% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O volume total de cargas embarcadas e desembarcadas no maior porto de Santa Catarina atingiu 1,48 milhão de toneladas, frente a 1,39 milhão de toneladas em 2024. Destaque para a exportação de soja e milho (610 mil toneladas) e a importação de produtos siderúrgicos (413 mil toneladas) e fertilizantes (347 mil toneladas).

A movimentação total nos quatro primeiros meses de 2025 chegou a 5,7 milhões de toneladas. As exportações continuam como o principal fluxo das cargas que passaram pelo terminal do Norte catarinense, representando 54% do total (3,1 milhões de toneladas), enquanto as importações somaram 2,6 milhões de toneladas (46%).

“O Porto de São Francisco do Sul segue sendo destaque na movimentação de commodities. Com um trabalho de gestão eficiente, mantém os índices em alta, garantindo o crescimento na movimentação das cargas”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins.

Já o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, explica as vantagens do terminal portuário ser multipropósito, ou seja, que trabalha com vários tipos de produtos, como soja, milho, fertilizantes e siderúrgicos.

“Esta característica possibilita a manutenção do crescimento na movimentação de produtos, mesmo quando há oscilações de mercado em determinado segmento. Por isso, valorizamos os investimentos na infraestrutura, para estarmos sempre preparados para atender a todos os usuários da melhor forma possível”.

Dados gerais do Porto:

– Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.

– Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.

– Dois recordes históricos seguidos em movimentação de produtos: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).

– Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.

– Em 2024, recebeu três prêmios do Ministério dos Portos: pelo aumento da movimentação de cargas e pelos bons índices de gestão.

– Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 mai, 2025

Portos da Bahia receberão R$ 1,5 bilhão para modernização da infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 25 mai, 2025

Ultracargo vai investir R$ 155 milhões para ampliar instalações em Suape

Read more
Agência Porto
| 25 mai, 2025

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.