Porto de São Sebastião amplia infraestrutura e coloca novo pátio em funcionamento
O Porto de São Sebastião autorizou o início da operação de uma nova Área de Apoio Logístico Portuário (AALP), administrada pela JTLOG Parking Logística, após aprovação unânime da comissão especial responsável pelo credenciamento. A liberação ocorre depois de vistoria técnica, análise documental e fase de testes que confirmaram a conformidade do empreendimento, localizado a 17,4 km do terminal. O pátio é o segundo a integrar o sistema de triagem obrigatório para acesso ao porto. 

Com capacidade para 153 caminhões, a AALP está apta a prestar serviços para o agendamento e triagem dos veículos que se destinam ao porto — medida que busca reduzir congestionamentos e ampliar a segurança viária na região. 

A JTLOG iniciou oficialmente as operações na 2a feira (1º). Com isso, todos os caminhões que acessam o Porto de São Sebastião devem passar obrigatoriamente por uma das duas áreas credenciadas. 

A adoção de pátios externos integra o esforço da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) para reorganizar o fluxo logístico em períodos de alta demanda e mitigar o impacto do tráfego pesado sobre o centro urbano. A CDSS poderá solicitar novas adequações ao pátio a qualquer momento, conforme avaliação técnica.

Ampliação 

O primeiro pátio credenciado entrou em operação em outubro deste ano. Juntos, os dois espaços têm capacidade para atender cerca de 300 caminhões simultaneamente, garantindo entrada mais organizada, maior segurança e melhores condições de descanso aos motoristas. A medida também contribui para a redução do impacto ambiental nas áreas urbanas próximas ao terminal. 

“Com duas áreas de triagem funcionando plenamente, ampliamos a capacidade de atendimento aos caminhoneiros, organizamos melhor o fluxo de veículos e reduzimos o impacto sobre a cidade de São Sebastião. Esse é um passo fundamental dentro do nosso plano de modernização e de preparação do porto para crescer com responsabilidade ambiental e social.” afirma o diretor-presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio.  

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião tem ampliado investimentos em modernização e sustentabilidade. Uma área do terminal deve passar por arrendamento em 2026, elevando a capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano. A expansão das AALPs se insere nesse plano e reforça metas ambientais ligadas à eficiência energética, redução de emissões e otimização do transporte rodoviário de cargas.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.