Porto de São Sebastião registra acréscimo de 32% nas movimentações
O ano de 2018 foi de crescimento para o Porto de São Sebastião (SP), que movimentou cerca de 718 mil toneladas de produtos, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Além disso, foi registrado também crescimento de 35% no número de embarcações que passaram pelo complexo portuário.

Na importação, os principais produtos operados foram o granel sólido, carbonato de sódio, sulfato de sódio, malte, cevada, ulexita e gipsita. Já na exportação, as principais movimentações registradas foram de cargas vivas (bovinos) e automóveis. Em 2018 o Porto de São Sebastião exportou aproximadamente 148 mil cabeças de gado, um aumento de 188% se comparado a 2017.

Reprodução

O crescimento na movimentação vem acompanhado de investimentos na segurança das operações, com a aquisição de um scanner, que funciona como um raio-x, e é capaz de visualizar o conteúdo no interior de um contêiner. Quando o caminhão passar pelo equipamento, as imagens captadas da carga serão enviadas à Receita Federal, que analisará se a mercadoria está de acordo com a legislação.

A nova tecnologia tornará a fiscalização mais eficiente, reduzindo o tempo de liberação das mercadorias de importação, exportação ou cabotagem. Com investimentos de R$ 4,2 milhões do governo do estado, o Porto de São Sebastião concluiu a instalação do scanner, que já está funcionando em fase de teste e terá suas operações iniciadas neste mês de janeiro.

Além disso, o porto vem aprimorando ISPS Code, sistema que segue normas internacionais de segurança para controle de acessos de pessoas e cargas, inclusive com monitoramento de navios, tornando as operações mais seguras.

Fonte: Tecnologia Online, 7/1/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.