Porto de Vitória começa a operar VTMIS em sistema 3D
O Porto de Vitória dá mais um passo no aprimoramento tecnológico! Já está funcionando a versão 3D do Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da CODESA. A nova ferramenta oferece ao operador diferentes ângulos e visualização em três dimensões, incluindo a mesma visão que o comandante do navio tem quando está no passadiço (cabine). A versão em 3D também consegue reproduzir, em tempo real, a situação climática da área de responsabilidade do VTMIS, como a força do vento, existência de nevoeiro e as condições do mar.

De acordo com o coordenador de Gestão do VTS do Porto de Vitória, Agostinho Sobral Sampaio, a evolução tecnológica fornece ainda mais condições para a segurança das embarcações. “Com a implantação da versão 3D, é possível saber tudo o que está acontecendo no Canal de Vitória em um determinado momento. É muito importante para a segurança da navegação”, explica Sobral.

VTMIS

Implantado em setembro de 2017, o moderno sistema de VTMIS do Porto de Vitória tem atraído visitantes de todo o país e vem sendo acionado por órgãos e entidades em busca de informações sobre a tecnologia e os resultados alcançados. Em pouco mais de três anos de funcionamento, a ferramenta registra dados importantes: cerca de 700.000 ações de controle de tráfego de mais 7.000 embarcações em trânsito e – mais importante – zero acidente de navegação.

Segundo Agostinho, o sucesso do sistema passa, entre outros fatores, pela necessidade de atualização e aquisição de novos equipamentos, e a integração dos sistemas internos e externos à CODESA, que visem melhorar a segurança da navegação e a produtividade do porto. “Além de constante treinamento e atualização de procedimentos para os operadores VTS, tendo em vista ao surgimento de novas tecnologias e mudanças nas normas internacionais e nacionais sobre o serviço de tráfego de embarcações”, finaliza.

A área de responsabilidade do VTMIS da CODESA engloba os Portos de Vitória, Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, canais de acesso, áreas de fundeio e adjacências. Com resultados e eficiência, o Centro de Controle de Operações (CCO) do sistema vem atraindo interesse de vários portos públicos e privados no país, interessados em ver de perto o funcionamento. A CODESA é o único porto público do país a utilizar o VTMIS e, agora, com a tecnologia Navi-Harbour 4.6 3D, usada em mais de 300 portos do mundo.

Visita técnica

Grupos de profissionais portuários, militares da Marinha do Brasil e autoridades públicas solicitam visita técnica ao CCO do VTMIS, localizado em Capuaba, Vila Velha, e buscam informações sobre o sistema através de ferramentas como Instagram, e-mails e telefonemas. “Por ser uma ferramenta utilizada nos principais portos do mundo e, no Brasil, somente o de Vitória possui, em nível igual ou superior aos estrangeiros, é procurado como referência para os outros portos nacionais que pretendem implantar o VTMIS”, explica Sobral.

O Porto de Vitória também é demandado por organismos internacionais, como a Associação Internacional de Sinalização Náutica (IALA), órgão da Organização Marítima Internacional (OMI).

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 out, 2025

Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Terminal de offshore no Rio e de passageiros em Maceió são arrematados em leilão

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.