Porto do Açu anuncia adesão ao Cubo Itaú
O Porto do Açu aderiu ao Cubo Itaú, o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. Primeiro empreendimento portuário a aderir à comunidade, o Açu fomentará o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor portuário, além de estimular a cultura de inovação na comunidade no entorno do empreendimento portuário localizado no estado do Rio de Janeiro.

“O Açu é referência de inovação portuária no Brasil, investindo em tecnologias e atuando como plataforma para o setor. A adesão ao Cubo Itaú fortalecerá nossa conexão com startups e agentes de tecnologia para seguirmos consolidando a posição do Açu como um dos principais polos de desenvolvimento do país. Iremos alavancar a integração digital do porto, o que agregará valor às soluções logísticas e portuárias, gerando ainda mais eficiência e competitividade para nossos clientes e parceiros”, explica José Firmo, CEO do Porto do Açu.

Para apoiar o crescimento exponencial do porto com eficiência, transparência, previsibilidade, segurança e proteção ao meio ambiente, o Porto do Açu vai acelerar sua jornada digital e de inovação, em seu desenvolvimento como Smart Port. Para implementar os diversos projetos de inovação mapeados, o porto-indústria desenvolveu seu roadmap de iniciativas com apoio de consultores especializados e com benchmark com os maiores portos globais, como Antuérpia, na Bélgica.

O plano foca na otimização das operações, infraestrutura e captação de novos negócios digitais que permitam a integração de sistemas e colaboração no ecossistema portuário do Açu. Essas soluções inovadoras se juntarão aos frutos da parceria com o Cubo, tornando o Porto um espaço para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias para que o Açu siga sua trajetória de inovação no setor.

“Estamos muito felizes com a chegada do Porto do Açu para contribuir com o olhar de especialista de uma área tão importante como é a infraestrutura no Brasil. Essas visões complementares são a base da inovação aberta, premissa que nasceu com o Cubo. E temos certeza de que grandes projetos nascerão em conjunto”, afirma Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú.

Fruto de um modelo inovador para o mercado portuário e industrial brasileiro, o Porto do Açu agrega infraestrutura e tecnologias mais eficientes com inovação em questões operacionais, ambientais e sociais. Internacionalmente reconhecido pelas suas práticas ESG de referência, aplica tecnologias em projetos que passam pelo como o manejo de restinga, o monitoramento de águas marinhas e subterrâneas, além da gestão de dados meteoceanográfico. O Açu está na vanguarda da digitalização nas operações marítimas, sendo o primeiro porto no Brasil a estabelecer um Centro de Serviço de Tráfego VTS homologado pela Marinha. Indo além, instalou a solução digital PMIS (Port Management Information System) capaz de prover dados e serviços náuticos em tempo real gerando maior eficiência para os clientes, com monitoramento e gestão em um Centro de Operações e Respostas a Emergências (CORE), em modelo único no setor para atuar de forma integrada e mais ágil na gestão de todos os 130km² de área do complexo.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.