Porto do Itaqui cresce 28% no quadrimestre
O Porto do Itaqui deve fechar os quatro primeiros meses do ano com cerca de 6,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que representa crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2018. As operações no porto público maranhense seguem em ritmo acelerado – com um total de 238 atracações, entre realizadas e programadas até o final deste mês.

O escoamento da soja deve fechar o quadrimestre 17% acima do que foi movimentado de janeiro a abril de 2018, com quase 2,3 milhões de toneladas, apesar do intenso período chuvoso. Importante lembrar que o pico de movimentação da safra no quadrimestre ocorreu em fevereiro, quando houve alta de 1.336% nas operações desse grão, um salto de 33.700 toneladas em fevereiro de 2018 para quase 484 mil no mesmo mês neste ano.

Os derivados de petróleo tomaram a dianteira e devem ter aumento de 70% no comparativo com o mesmo período de 2018. A projeção é fechar o quadrimestre próximo das 2,5 milhões de toneladas de combustíveis movimentadas. Nas operações de fertilizante a alta deve chegar a 26%, com variação de 331 mil toneladas nos quatro primeiros meses de 2018 para 417 mil toneladas no acumulado até o final deste mês.

“Os números apontam uma tendência de crescimento do Itaqui no escoamento da produção de grãos do Centro Norte do país e eleva sua posição de destaque nacional como hub de combustíveis para toda a sua área de influência”, afirma o presidente do Itaqui, Ted Lago. “A ampliação dos novos terminais, bem como a 2ª fase do Tegram, com obras já iniciadas, vão levar a movimentação do Itaqui a patamares ainda maiores”, completa.

Entre os fatores que contribuem para esse resultado está a retomada da movimentação de carga de entreposto de combustíveis em 2018. Com a entrega e entrada em operação de um novo berço para granéis líquidos, também no ano passado, a perspectiva é de crescimento da movimentação desse tipo de carga no Itaqui.

Os combustíveis que chegam pelo Itaqui abastecem não só o Maranhão, mas também o Piauí e os estados do Centro-Norte do país. E a soja produzida no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e parte do Mato Grosso do Sul) segue para vários países da Ásia, principalmente a China.

A infraestrutura, produtividade, gestão focada em resultados e sua localização privilegiada fazem do Porto do Itaqui um empreendimento estratégico tanto para os estados do Centro-Norte do país escoarem sua produção e receberem insumos (fertilizantes e combustíveis) quanto para alimentar países que não produzem grãos.  Junto a isso, o porto público movimenta e economia do Maranhão e de toda a sua área de influência, gerando emprego e renda ao longo das diversas cadeias produtivas associadas às cargas movimentadas.

Fonte: O Imparcial, 28/04/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 abr, 2025

Corrente de comércio registra mais de US$ 177 bi de janeiro até a 3° semana de abril

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Brasil deixa de embarcar 638 mil sacas de café em março devido a esgotamento da infraestrutura portuária

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Ministra substituta, Mariana Pescatori, apresenta carteira de investimentos do MPor na Intermodal South América

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.