Porto do Itaqui garante manutenção da certificação internacional ISO 14001
O Porto do Itaqui segue comprovando sua excelência em gestão. Desta vez, garantiu a manutenção da certificação internacional para o ISO 14001 (gestão ambiental). Entre os dias 4 e 6 deste mês, uma auditoria externa independente visitou os diferentes setores do Porto para avaliar os processos do Sistema de Gestão Ambiental. 

Segundo Antenor Soares, auditor líder da ABS Group, responsável pela avaliação, "não houve nenhuma não conformidade encontrada, o que mostra que o Porto do Itaqui tem um excelente sistema de gestão de meio ambiente e que as pessoas estão engajadas nesse sistema".

Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente do Porto, ressaltou que a auditoria é importante por oferecer uma visão externa do que é trabalhado no porto público. "A certificação de uma autoridade nos mostra que estamos no caminho certo, sempre compromissados com a sustentabilidade", frisou.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, o certificado comprova a excelência em gestão realizada pelo Governo do Estado: "A manutenção da certificação indica que o Porto continua investindo nas boas práticas de seu Sistema de Gestão, promovendo a melhoria contínua de seus serviços, sempre pensando em oferecer o melhor para o Maranhão e orgulhando os maranhenses".

ISO 14001

A implementação da ISO 14001 permite que as empresas identifiquem e controlem com eficiência seus impactos ambientais, estabeleçam objetivos e metas ambientais, além de desenvolver programas de gestão ambiental. A certificação também possibilita que as organizações monitorem e controlem suas atividades, promovam a capacitação de seus colaboradores e realizem revisões e auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental. 

Além disso, a ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente, que ajuda na prevenção e controle de eventuais emergências ambientais, e pode trazer benefícios para as empresas em termos de imagem, reputação e acesso a novos mercados.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.