Porto do Itaqui realiza 1º teste de ship to ship para combustíveis
Na tarde desta quarta-feira, 12, com a presença do governador Carlos Brandão e do presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, foi realizado o primeiro teste de atracação de navios a contrabordo para operação de granéis líquidos, manobra conhecida como ship to ship. A simulação foi realizada no Berço 106, numa realização do Itaqui por meio da Transpetro.

O teste, entre os navios Flagship, originário dos Estados Unidos, e Nave Atria, vindo de Belém (PA), tem por objetivo demonstrar a segurança da manobra para as autoridades responsáveis pelo processo de autorização desse tipo de operação no porto público do Maranhão. A operação ship to ship é um tipo de manobra entre navios que pode acontecer tanto em mar aberto (underway) quanto em áreas portuárias, com navios atracados (double banking).

O governador Carlos Brandão destacou a importância do teste para a eficiência no porto. “Esse é um novo momento para o Porto do Itaqui, que, com essa operação, se torna um porto mais eficiente, competitivo e lucrativo, com agilidade e segurança nas atividades. Sem dúvidas é um marco para a história do Maranhão”, disse.

A operação é um instrumento de facilitação, de impulso das atividades portuárias, um incremento que agiliza a operação portuária e vem sendo utilizado no mundo todo. "O Porto do Itaqui tem três berços que operam com combustíveis e a partir do momento em que possibilitamos essa operação, conseguimos dobrar a capacidade com um investimento menor do que, por exemplo, a construção de um berço. Além disso, temos uma entrega mais rápida a níveis de produtividade. Sem dúvidas, é um divisor de águas para o nosso porto!”, afirmou o presidente da EMAP, Gilberto Lins.

"A operação já é realizada em outros terminais, como Suape e Angra, e ficam claros o potencial e os benefícios que ela traz para esses portos, por isso é um divisor de águas realizar esse teste no Itaqui. Agora, vamos aguardar a liberação da ANP para começarmos a operar e, com certeza, vamos ganhar muito em produtividade, sempre colocando em primeiro lugar a segurança e o meio ambiente.", explicou Gerson Melo, gerente geral de operações da Transpetro. 

Hub de combustíveis

O Porto do Itaqui é um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) de outros países e também de outros estados do país.

Esse combustível chega por navios e uma parte é descarregada até as distribuidoras para abastecerem, por ferrovias e rodovias, os postos de gasolina dos estados do MA, PI, TO, GO, MT e PA. Outra parte é transferida de um navio para outro menor, para distribuição dessa carga para outros portos do litoral brasileiro, como Fortaleza, Belém e Itacoatiara.

Saiba mais

Atualmente, uma transferência entre navios é feita ocupando dois berços do porto, o que contribui para a formação de fila de navios esperando para atracar. Com o ship to ship (STS), um navio pode transferir carga para outra embarcação ocupando um único berço, reduzindo o tempo de espera de navios, aumentando a eficiência e a capacidade do porto para operar um volume maior de combustíveis.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.