Porto do Pecém registra alta de 37% na movimentação de contêineres e avança em obras de expansão
O Porto do Pecém, no estado do Ceará, movimentou 444.999 TEUs entre os meses de janeiro e agosto de 2025, resultado que representa uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Complexo. O crescimento foi impulsionado pela consolidação de quatro rotas regulares de contêineres: duas para a Europa, uma para os Estados Unidos e, desde este ano, uma nova rota para a Ásia. Apenas essa rota já responde por 15% do total movimentado, reforçando a posição do Pecém como hub logístico estratégico.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o desempenho reflete o potencial logístico do Nordeste e a importância dos investimentos em infraestrutura para o país. “O resultado do Porto do Pecém mostra a força do Ceará e do Nordeste no comércio exterior e reforça a importância de investimentos em infraestrutura portuária. Com as obras de expansão e a chegada de novos empreendimentos, vamos ampliar a competitividade do Brasil, gerar empregos e abrir ainda mais o país para o mercado internacional”, afirmou.

O presidente do Complexo do Pecém, Maximiliano Quintino, destacou os resultados positivos registrados neste ano. “Em 2025, já alcançamos 444.999 TEUs, um crescimento de 37% sobre o ano anterior. A nova rota para a Ásia, iniciada este ano, já representa 15% da movimentação de contêineres e tem sido fundamental para esse resultado. Com a implantação do Berço 11, a ampliação do Píer 2 e a construção do Corredor de Utilidades, teremos ainda mais capacidade de atender à cadeia produtiva e empreendimentos estratégicos do Complexo, como o Hub de Hidrogênio Verde, a Transnordestina, a Supergasbras e a Dislub”, afirmou.

Nos últimos três anos, Pecém movimentou 53 milhões de toneladas: 16,9 milhões em 2022, 17,1 milhões em 2023 e 19 milhões em 2024. De janeiro a junho deste ano, foram 9,5 milhões de toneladas, crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, o Porto concentra 79,8% da movimentação portuária do Ceará, enquanto o Porto de Fortaleza responde por 20,1%.

A cabotagem é o tipo de navegação mais utilizado, representando 63% do total movimentado entre 2022 e 2025, contra 37% do longo curso. Entre as principais mercadorias movimentadas no porto, os contêineres ocupam a primeira posição (4,0 milhões de toneladas), seguidos de minério de ferro (2,5 milhões de toneladas) e ferro e aço (1,7 milhão de toneladas).

Paralelamente ao desempenho operacional, Pecém executa seu Plano Diretor e de Expansões, com obras estruturantes previstas para iniciar ainda em 2025. A primeira será a implantação do Berço 11 no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), com 350 metros de extensão, dragagem de 1,3 milhão de m³ e quebra-mar de 450 metros. Na sequência, está prevista a ampliação do Píer 2, que adequará os berços para movimentação de granéis líquidos como derivados de petróleo, GLP e hidrogênio em forma de amônia. O cronograma inclui ainda a construção dos Corredores de Utilidades, faixas de infraestrutura que vão integrar dutos de amônia, gasodutos, adutoras, emissários de efluentes e linhas de transmissão, garantindo suporte logístico à área industrial do Complexo.

Essas intervenções vão beneficiar diretamente empreendimentos estratégicos em instalação ou previstos para o Pecém, como o Hub de Hidrogênio Verde, que contará com uma subestação dedicada de 500 kV e área de 1.700 hectares na ZPE, além do Terminal de Tancagem da Dislub, a Transnordestina e o terminal de GLP da Supergasbras.

De acordo com o Complexo do Pecém, não há previsão de novos serviços marítimos ou rotas internacionais ainda em 2025, e as metas oficiais de movimentação para 2026 não foram divulgadas até o momento.

Read Also Other News

Agência Porto
| 12 set, 2025

Portos RS inicia operação de dragagem do Canal São Gonçalo

Read more
Agência Porto
| 12 set, 2025

TRF4 derruba pedido de suspensão de alfandegamento dos Portos de Paranaguá e Antonina

Read more
Agência Porto
| 12 set, 2025

MPor prevê investimentos em terminais de passageiros para ampliar turismo por cruzeiros no Brasil

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.